MP discute ações conjuntas para comemoração dos 15 anos do Estatuto do Idoso

O Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba realizou, na última segunda-feira (9) uma reunião com órgãos do Comitê de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos para discutir ações conjuntas em comemoração aos 15 anos do Estatuto do Idoso, que será completado em outubro.

A reunião foi presidida pelo coordenador do núcleo, procurador Valberto Lira, e teve a participação de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), do Conselho Estadual de Assistência Social, do Conselho Municipal do Idoso, da Polícia Militar e dos conselhos regionais de Psicologia, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Engenharia, Nutrição e Serviço Social.

Na reunião foram discutidas propostas de realização de um censo da população institucionalizada em todos os abrigos de idosos do Estado, construção de um protocolo e elaboração de uma calendário de fiscalizações. Ficou acordado que o censo deverá ser feito em parceria com Estado e municípios ou pelo próprio comitê durante as visitas aos abrigos.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 25, às 9h, para discussão do protocolo e no dia 27, também às 9h, para elaboração do calendário.