Promotoria realiza inspeção em casa de acolhida, em João Pessoa

A Promotoria de Justiça da Cidadania e Direitos Fundamentais de João Pessoa e a Vigilância Sanitária Municipal realizou, no último dia 4, uma visita de inspeção à Casa de Acolhida Adulto I para pessoas em situação de rua, localizada no bairro de Tambauzinho, na Capital.

De acordo com a 1ª promotora de Justiça da Cidadania, Sônia Maia, o objetivo foi verificar as condições da entidade de acolhimento para pessoas em situação de rua, entre elas a higiene, salubridade e segurança e averiguar se os cidadãos abrigados tem familiares ou responsáveis, se estão recebendo atendimento personalizado com vistas à preservação dos seus direitos fundamentais e exercício da cidadania.

Na inspeção, foi constatado que a casa abriga 30 moradores, alguns dos quais residem há mais de quatro anos. A promotora Sônia Maia entrevistou 11 residentes, anotando as reivindicações com o objetivo de buscar resolutividade para a situação vivenciada por eles.

Ainda segundo a promotora, foram constatados abrigados se dedicando apenas ao lazer, como assistir televisão, e que alguns deles possuem qualificação para trabalho, como pedreiro, frentista, taxista. A Vigilância Sanitária vai emitir relatório a ser encaminhado ao Ministério Público, listando as providências a serem adotadas.