MPPB participa de solenidade do Dia do Idoso

O coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba, procurador Valberto Lira, participou, nessa segunda-feira (1º), da solenidade alusiva ao Dia Internacional do Idoso, no município de Cabedelo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal do Idoso.

Segundo o procurador, o Dia Internacional do idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

“Muitas vezes a pessoa idosa é esquecida tanto pela sociedade como pela família. Atualmente o Estado da Paraíba tem 3.996.496 de habitantes idosos. A expectativa é que nos dois próximos anos cheguemos a quase 4,1 milhões de idosos”, declara o coordenador.

De acordo com Valberto Lira, os órgãos que atuam na defesa do segmento estão preocupados com relação aos números de suicídio. “A OMS alertou, recentemente, que a taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos, principalmente homens, com média de 8,9 mortes por 100 mil habitantes nos últimos seis anos. A média nacional é de 5,5 por 100 mil. Entre as mulheres o índice é menor: 2,4 por 100 mil. Uma constatação é que a principal causa de óbitos entre as pessoas idosas é o enforcamento. Em nosso país cerca de 1.200 pessoas com mais de 60 anos morrem anualmente em decorrência de suicídio”, informou.