Sistema assistivo para transporte público é apresentado no MP-Procon

O diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), Glauberto Bezerra, se reuniu nesta sexta-feira (11/01) com professores e estudante da Faculdade Maurício de Nassau para discutir o projeto de sistema assistivo para o transporte público de João Pessoa que vai auxiliar pessoas com deficiência visual.

Participaram da reunião os professores Tarcísio Trajano, coordenador do curso de engenharia elétrica, e Felipe Tomé, coordenador do curso de engenharia civil, e o aluno Jó Sales, do curso de engenharia elétrica e autor do projeto, juntamente com Leonardo Alves.

“Desenvolveu-se um sistema assistivo para o transporte público de João Pessoa utilizando uma plataforma microcontrolada e um aplicativo para smartphone. Esse sistema visa auxiliar as pessoas com deficiência visual a utilizarem o transporte público, dando-lhes maior autonomia. Através do sistema, o usuário enviará solicitações para os ônibus da linha em que deseja embarcar e receberá alertas de quando um ônibus da linha solicitada estiver se aproximando da parada de ônibus na qual o usuário se encontra”, explicou o professor Tarcísio Trajano.

O promotor Glauberto Bezerra vai agendar uma reunião, em fevereiro, com o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) para discutirem o desenvolvimento do sistema na Capital.

O desenvolvimento do sistema assistivo para o transporte público faz parte do programa de “Acessibilidade e inclusão nas relações de consumo”, idealizado pelo MP-Procon, através de uma parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. O programa vem sendo implementado em supermercados, instituições bancárias e shoppings centers localizados em João Pessoa e tem ganhado repercussão nacional e internacional.