Promotoria do Patrimônio Social de JP recebe visita de nova secretária de Infraestrutura

O promotor de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo Barbosa, recebeu a visita da atual secretária de Infraestrutura do Município de João Pessoa (Seinfra), Sachenca Bandeira, acompanhada do procurador do Município, Leon Delácio.

Conforme o promotor, na reunião foram debatidos diversos assuntos atinentes a urbanismo e paisagismo da cidade de João Pessoa, entre eles, problemas relacionados a processos em tramitação na Promotoria do Patrimônio Social da capital, como, buracos nos logradouros e calçadas, pavimentação de ruas e iluminação dos bairros de João Pessoa, dentre outros.

Durante a reunião, a secretária da Seinfra informou que a Prefeitura de João Pessoa inaugurará, dentro do seu planejamento, no próximo mês, a nova iluminação com tecnologia LED em 177 ruas do Bairro do Alto do Mateus, totalizando 980 pontos de LED, cumprindo assim, mais um projeto que objetiva aliar eficiência e facilidades para preservação do meio ambiente, diminuição de custos, segurança pública local e melhor visibilidade para o trânsito noturno., cujo projeto ainda objetiva contemplar mais oito bairros de João Pessoa.

A secretária ainda se comprometeu a incrementar os serviços, já em ação, que dizem respeito ao “tapa buraco” como forma de melhor atender aos reclamos da sociedade com relação aos buracos em calçadas, ruas, obstruções de galerias e outros serviços de infraestrutura.

Na ocasião, o promotor falou sobre a pavimentação de algumas ruas do município que poderiam ser resolvidas. “Isso pode ser feito através de uma prioridade da Prefeitura por se tratarem de objeto de determinados feitos já em andamento e que poderiam ter seu término independentemente de discussões meritórias, apenas focada em uma avaliação que contemple o interesse público e as políticas administrativas do município em face de projetos, financiamentos, importância para a mobilidade e integração dos bairros com facilidades à prestação de serviços que possam também garantir melhoras ao bem-estar e qualidade de vida aos habitantes de diversos bairros de João Pessoa”, relatou.

Ainda conforme o promotor, ficou compromissado pela secretária o início, em março, da execução de obras de pavimentação na Rua Domingos José da Paixão (Muçumagro), Rua Salvador (Grotão) e Rua Belo Horizonte (Grotão), assim como, o início das formalidades administrativas pertinentes a elaboração de projetos e outras fases, com previsão para execução, no segundo semestre, das Rua Fortaleza (Grotão), Rua Nossa Senhora do Rosário (Grotão), Rua Brasília (Grotão), Rua José Firmino de Oliveira (João Paulo II), Rua José Tomaz Mariz (João Paulo II), Rua Sebastião Barbosa Lacerda (João Paulo II), Rua Severina Ramos Silva Barreto (Conjunto Padre Juarez Benício), Rua Djalma Gomes da Silva (Muçumagro) e Rua Santa Sofia (Muçumagro), além de outras que já possuem ou terão seus projetos e execuções dentro do planejamento e calendário do município.

O promotor João Geraldo ainda parabenizou o município pela comunicação trazida durante a visita, pelo Procurador Leon Delácio, a respeito da recente convocação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de 70 agentes de Controle Urbano, aprovados em concurso público, o que viabilizará ações de fiscalização para cumprimento das normas contidas no Código de Postura do município, a exemplo do controle do comércio de ambulantes nos logradouros públicos e da regularidade de atividades comerciais em áreas públicas.

João Geraldo agradeceu a visita e ressaltou que a chegada da nova secretária é uma certeza que alguns reclamos serão resolvidos administrativamente e até no diálogo que possibilite o melhor atendimento ao interesse público de forma mais assertiva e célere. Ele reconheceu na secretária Sachenca Bandeira o perfil técnico e dotado de capacidade, disposição e compromisso para enfrentar e solucionar os desafios da área de infraestrutura do município de João Pessoa. “Prova do que estou afirmando é o seu recente trabalho junto a Secretaria de Habitação, que atendendo ao princípio da continuidade da administração pública, executou e concluiu diversas obras iniciadas pela, igualmente, reconhecida técnica Dra. Socorro Gadêlha, como a grande obra 'Village Sanhauá', localizada no Centro Histórico, que culminou com a recuperação do Patrimônio Histórico e o embelezamento de todo o entorno do acervo local”, destacou.