No 8 de Março: Shopping de JP terá 'cenas de violência contra mulher'

 

Um shopping da área central de João Pessoa terá 'cenas de violência contra mulher', nesta quinta-feira (8). Felizmente, desta vez, ninguém sairá machucado, pois trata-se de uma intervenção teatral que faz parte da campanha “Não é amor. É violência”, realizada pelo Ministério Público da Paraíba, aproveitando as comemorações Dia Internacional da Mulher. A encenação mostra a escalada da violência, que, muitas vezes, termina com o feminicídio.

Quatro casais de atores da Companhia de Teatro Abner, parceira na campanha, vão encenar quadros vivos que retratam cenas do cotidiano de mulheres vítimas de violência doméstica. “A ideia é mostrar o sofrimento feminino, provocado pela cultura machista, e fazer homens e mulheres refletirem sobre a urgência de se combater e evitar atos de violência, que ainda são vistos como sinônimos de amor, de cuidado e de 'honra' para o homem. É preciso que eduquemos os nossos filhos, meninos e meninas, para pensarem e agirem de outra forma”, lembrou a promotora de Defesa dos Direitos da Mulher, Dulcerita Alves.

 

Os quadros

Um dos quadros retratados é a tentativa do homem de silenciar a mulher, que vai desde não respeitar suas opiniões até impedir com ameaça que ela denuncie a violência sofrida. Outra cena mostra o sofrimento de muitas mulheres que, em pleno século XXI, ainda são proibidas por seus maridos de trabalhar ou até estudar, fazendo valer a velha frase “Lugar de mulher é em casa”.

Os atores também vão ilustrar uma situação ainda muito comum, que é rotular a mulher “de não ser direita” e até culpá-la, quando vítima de violência sexual, por causa da roupa que usa, do horário que está na rua e outras situações que se remetem ao machismo e à falta de respeito às mulheres, já que as mesmas observações não são feitas com os homens. A cena mais forte dos quadros é a que ilustra o ápice da violência doméstica, com a agressão e morte de uma mulher. De acordo com a Secretaria de Defesa e Segurança Pública do Estado, no ano passado, 76 mulheres foram mortas, na Paraíba.

 

EVENTO: Lançamento da campanha 'Não é amor. É violência!'

DATA/HORA: 08/03/2018, às 10h

LOCAL: Shopping Tambiá, térreo (próximo às escadas rolantes)