Projeto 'Refletir': capacitação para facilitadores é realizada em Campina Grande

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (08/08), mais uma capacitação do projeto 'Refletir', do Ministério Público da Paraíba, em Campina Grande. A capacitação foi destinada a facilitadores, que são as pessoas que executam os grupos reflexivos para homens. O projeto tem como objetivo focar na possibilidade de mudança e na transformação de homens envolvidos em situação de violência doméstica.

A capacitação desta quinta-feira foi ministrada pela professora do Unipê, Leda Maia, que é parceira do projeto Refletir. Participaram as promotoras de Justiça Jamille Lemos, Ismânia Pessoa e Ana Grazielle Oliveira, assessores, servidores do Núcleo Psicossocial da Promotorias de Campina Grande, e das Promotorias Remígio e Aroeiras, além de estagiários.

O projeto Refletir teve início em fevereiro de 2018. até o momento já foram realizadas cinco capacitações para facilitadores e um encontro para promotores, também ocorrido em fevereiro do ano passado.

Segundo a promotora Elaine Cristina Alencar, gestora do projeto, os grupos reflexivos já foram implementados em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Durante o projeto, são realizadas 10 oficinas com rodas de conversas, apresentações de filmes, realização de dinâmicas e estímulo à reflexão e compartilhamento de experiências. Nos encontros, são discutidas questões de gênero, tipos de violência, a importância do diálogo, entre outros.