Promotoria participa de audiência sobre educação, em Poço Dantas

Promover uma maior integração na comunidade escolar, fomentando a aproximação entre equipe pedagógica e pais dos alunos e melhorar a qualidade do ensino ofertado na rede pública. Esses foram os principais objetivos da audiência pública promovida, na última segunda-feira (25), pela Secretaria de Educação do município de Poço Dantas (a 480 quilômetros de João Pessoa). O evento contou com a participação da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Uiraúna, que vem acompanhando questões como a melhoria da infraestrutura das escolas públicas das redes estadual e municipal em Poço Dantas e cidades vizinhas, como Uiraúna e Joca Claudino.

A audiência aconteceu no Centro Turístico de Comercialização de Poço Dantas e contou com a participação de professores, alunos, pais e responsáveis, além de outros profissionais que integram as equipes pedagógicas das escolas públicas da cidade e de serviços como os Centros de Referência em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. “Essa foi a primeira audiência realizada para ouvir todas essas pessoas, na tentativa de identificar os problemas existentes na educação do município e criar estratégias para solucioná-los. Foi dito que os professores precisam ouvir mais os pais dos alunos e os pais e responsáveis pelos estudantes, por sua vez, também precisam participar mais ativamente da vida escolar dos filhos”, disse o promotor de Justiça Hamilton de Souza Neves Filho.

Segundo ele, também foram apresentadas boas práticas em escolas da região. “A ideia é promover o partilhamento dessas experiências, inclusive em outros municípios, como Uiraúna e Joca Claudino. Temos acompanhado a situação da educação nos municípios, com relatórios sobre a situação de cada unidade de ensino. Mas, o importante é a aproximação das escolas com as famílias. Isso também é importante para melhorar a qualidade do ensino”, acrescentou o promotor de Justiça.

Uma outra audiência está prevista para acontecer em julho.