Projeto da UFPB é apresentado no Ministério Público

Um projeto de indicadores de desempenho de gasto público em educação foi apresentado, na manhã desta segunda-feira (16), a membros do Ministério Público da Paraíba pelo professor de Economia da Universidade Federal da Paraíba, Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida.

Participaram o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, o secretário de Planejamento e Gestão, Rodrigo Pires de Sá, o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias da Educação, Alley Escorel, o promotor da Educação de Campina Grande, Alcides Amorim, o coordenador do Caop do Patrimônio, Leonardo Quintans, e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Bergson Formiga.

O professor explicou que o objetivo do projeto foi criar uma plataforma que apresentasse os índices de eficiência dos gastos em educação no Estado. Ele mostrou a evolução dos gastos da rede pública de educação nos últimos anos e o desempenho delas em diversos indicadores, que estão disponíveis na plataforma IDGPB, no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Segundo o professor, a plataforma também pode conter dados de outras áreas como a saúde. A intenção é que possa auxiliar a atuação do Ministério Público.

Segundo o promotor Alley Escorel, o objetivo é avançar na plataforma para que apresente indicadores que possam ser utilizados pelo promotor de Justiça, de forma que o MP possa atuar como agente de transformação social. Para tanto, será feito um estudo interno juntamente com a Secretaria de Planejamento e Gestão para definir quais dados e informações são importantes para o MPPB na plataforma.