Focco-PB e Transparência Internacional debatem “Novas Medidas Contra a Corrupção”, nesta quinta

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção realiza, às 15h desta quinta-feira (6/12), na sala de sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, um debate sobre as “Novas Medidas Contra a Corrupção”. A reunião extraordinária do Focco-PB contará com a presença de Nicole Verillo Campello, representante da Transparência Internacional no Brasil, instituição coautora do pacote de medidas, construído juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, coordenador do Focco-PB, convidou para a reunião a bancada federal eleita para a próxima legislatura e entidades da sociedade civil que têm afinidade com a temática, destacando a importância da participação no debate. Em reunião do dia 25 de setembro, o Fórum decidiu apoiar o maior pacote anticorrupção do mundo e que já recebeu mais de 483 mil assinaturas. A plataforma pode ser acessada no endereço https://unidoscontraacorrupcao.org.br/.

Os membros do Focco-PB querem incentivar, não só as instituições de controle e fiscalização das gestões públicas, mas também outros segmentos da sociedade e políticos a conhecerem e discutirem as 70 medidas de enfrentamento à corrupção propostas pela TI e FGV. Elas estão divididas em 12 blocos, construídas por instituições e especialistas de todo o mundo.


A Transparência Internacional

A Transparência Internacional faz parte do comitê gestor do movimento “Unidos contra a Corrupção”, que luta para que o Congresso Nacional discuta e aprove as “Novas Medidas contra a Corrupção”. Também integram o movimento a Associação Contas Abertas, o Instituto Cidade Democrática, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o Instituto Ethos e o Observatório Social do Brasil.