Ouvidoria do MPPB realiza audiência pública em Piancó

A Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta quinta-feira (11/07), uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Piancó, no sertão do Estado. A audiência foi presidida pelo ouvidor do MPPB, procurador Doriel Veloso Gouveia, e contou com a participação do promotor de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, e de autoridades locais, como prefeitos e vereadores, representantes de Piancó e municípios que fazem parte da comarca, como emas e Igaracy, e da população local.

O ouvidor do MPPB abriu a audiência agradecendo ao promotor de Justiça e sua assessoria pela organização do evento e explicou que o objetivo é estreitar os canais de comunicação do Ministério Público com a sociedade.

O prefeito de Piancó, Daniel Galdino, elogiou a atuação do Ministério Público local, mencionando as várias atuações não só como fiscal da lei, mas como promotor de melhorias para a população em conjunto ao poder publico. Também apresentou esclarecimentos acerca de algumas das questões levantadas no decorrer da audiência pública.

O presidente da Câmara de Vereadores de Piancó, José Luiz da Silva, também elogiou a atuação da Promotoria de Justiça de Piancó, principalmente por trazer a oportunidade de debate e participação da população e autoridades com a audiência pública. Já o vereador de Piancó, Cícero Fábio da Silva, falou sobre o problema da corrupção, sobretudo nas fraudes em licitação, e da importância do Ministério Público fiscalizar de tais casos.

Durante a audiência alguns moradores solicitaram a atuação do MP em relação ao fornecimento de medicamentos pela gerência regional de saúde. A gerente da 7ª Gerência Regional de Saúde, Girleide Pereira de Oliveira, que também esteve presente na audiência, explicou que a gerência cumpre regras acerca da disponibilidade de medicamentos, enfatizando também a parte burocrática que muitas vezes atrasa o fornecimento dos medicamentos. Segundo a gerente, atualmente, cerca de 90% dos medicamentos estão sendo disponibilizados.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Eliziário Evangelista, falou que nos municípios que compõe o Vale do Piancó, os planos de cargos, carreiras e remuneração estão defasados, necessitando ser melhorado, e requerendo a atuação do Ministério Público e dos gestores municipais no sentido de melhorar esse quadro.

Ao final do promotor de Justiça Bertrand Asfora agradeceu os elogios apresentados e falou sobre o trabalho realizado pela equipe técnica da Promotoria de Justiça de Piancó e da grande demanda oriunda dos oito municípios que são atendidos pela Comarca de Piancó e pela Comarca de Santana dos Garrotes, a qual também faz parte da Promotoria de Justiça local.

O ouvidor do Ministério Público, Doriel Veloso, agradeceu a participação dos moradores da região, ressaltando que se trata de uma demonstração de cidadania.