MPPB e Secretaria de Segurança discutem estratégias para agilizar tramitação de inquéritos

Membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e representantes da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado reuniram-se, na manhã desta terça-feira (10), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, para discutir a necessidade de agilizar a tramitação dos inquéritos, através da virtualização e da construção de novas formas de trabalho que possibilitem uma melhor comunicação entre a Polícia Civil e as Promotorias Criminais.

Conforme explicou o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, essa foi a primeira reunião para tratar do assunto. Nela também foi discutida a implantação do módulo “cliente externo”, sistema criado pelo MPPB, para que as informações que devem ser encaminhadas ao Ministério Público possam ser feitas de forma virtual, facilitando o acesso dos promotores. “Atualmente, o encaminhamento dos inquéritos policiais ao Ministério Público é feito de forma física. Com a virtualização, essa tramitação ficará muito mais ágil”, disse.

Já o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, enfatizou a busca das instituições por mais eficiência e agilidade na tramitação dos inquéritos. “Precisamos buscar construir uma nova forma de trabalho que possa incluir todo o sistema a começar pelo sistema policial e Ministério Público para, num terceiro passo, chegar na Justiça, porque temos a obrigação de buscar a agilidade e fazer com que a gente diminua espaço, custos e tempo. Nosso tempo, hoje, acaba tendo uma parte perdida nessa comunicação e tramitação (físicas) que ainda existem entre a polícia e o MP”, disse.

Também participaram da reunião os promotores de Justiça Lúcio Mendes (coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais) e Manoel Cacimiro (que atua na Vara de Entorpecentes da Capital); o diretor de Tecnologia da Informação do MPPB, Uirá Alencar, o chefe de Departamento de Desenvolvimento de Sistemas do MPPB, Bruno Coitinho; o delegado-geral da Polícia Civil, João Alves; o delegado de polícia e assessor da Delegacia-Geral, Antônio Brayner e a delegada de polícia e assessora da Secretária de Segurança, Cassandra Duarte.

Próxima reunião
Nesta quinta-feira, às 9h, será realizada uma reunião técnica no gabinete do secretário de Segurança do Estado, com membros e servidores do MPPB e profissionais da secretaria para avaliar as possibilidades de desenvolvimento de sistemas de comunicação integrada e da implantação de um projeto-piloto de virtualização.