NPP discute fluxo de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade nos Creas Regionais

O Núcleo de Políticas Públicas (NPP) do Ministério Público da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (24/09), uma reunião com Gerência Executiva de Proteção Especial e os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) Regionais do Estado para discutir um fluxo de atuação sobre as situações de pessoas em situação de vulnerabilidade nas áreas de abrangência territorial dos Creas.

Segundo o coordenador do NPP, procurador Valberto Lira, muitas vezes está ocorrendo uma omissão por parte das gestões municipais. Ele explicou que, no caso das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, a institucionalização tem sido realizada como única alternativa.

Durante a reunião, os coordenadores dos Creas Regionais relataram os principais problemas enfrentados no dia a dia, como a falta de sensibilização, de afeto e cuidado das famílias com seus idosos, o uso do benefício previdenciário do idoso como arrimo de família, as violações financeiras, a institucionalização irregular bem como o acompanhamento de idosos com transtorno mental.

Os coordenadores também agradeceram a oportunidade da reunião e destacaram a importância da parceria com o Ministério Público e outros órgãos para resolução dos problemas vivenciados.

O coordenador Valberto Lira informou sobre o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) do Estado da Paraíba que está discutindo a política de atenção psicossocial e o monitoramento das residências terapêuticas.

Ao final, ficou acordado que o NPP vai realizar reuniões regionais com os Creas que deverão contar com a participação dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e das Secretarias de Saúde dos Municípios.

A Gerência Executiva também vai buscar um diagnóstico das principais violações cometidas contra a pessoa idosa no Estado. 

 

Creas Regionais

Atualmente, o Estado possui Creas Regionais em Alagoinha, Araçagi, Aparecida, Assunção, Baía Da Traição, Barra De São Miguel, Barra De Santa Rosa, Cacimba De Dentro, Camalaú, Ibiara, Lucena, Malta, Manaíra, Olho D’agua, Riacho Dos Cavalos, Remígio, Salgado De São Félix, Santa Cruz, São José Dos Cordeiros, São José De Piranhas, Santa Cecília, São S. Lagoa De Roça, São Vicente Do Seridó, Tavares, Triunfo e Várzea, que também atendem aos municípios do entorno.