Nupar inicia esforço concentrado para entrega de certidões de nascimento

O Núcleo de Paternidade Nome Legal (Nupar) do Ministério Público da Paraíba deu início, na tarde desta segunda-feira (16), na sede das Promotorias de Direitos Difusos da Capital, a ação 'Certidão na Mão'. O esforço concentrado tem como objetivo entregar certidões de nascimento as mães ou os responsáveis de crianças e adolescentes que tiveram a paternidade reconhecida por atuação do Ministério Público no 'Nome Legal' e que, anteriormente, não foram localizados.

De acordo com a coordenadora do Nupar e do Centro de Apoio às Promotorias Cíveis e da Família, promotora Elaine Cristina Pereira Alencar, a meta é entregar 280 certidões que estão pendentes, referentes a reconhecimentos de paternidade ocorridos até agosto deste ano. Ela explicou que esse número foi detectado após um levantamento dos processos existentes no cartório do núcleo.

“Em regra, são pessoas que mudaram de endereço e não nos comunicaram o novo endereço, também mudaram o número de telefone e não nos mandaram; e também pessoas que foram notificadas, anteriormente, e não compareceram para receber o documento”, explicou a coordenadora.

Além desta segunda, o esforço concentrado também será promovidos nas próximas quarta, das 12h às 18h, e sexta-feira, das 7h às 12h, e no dia 30, das 12 às 18h. O Nupar Nome Legal funciona no prédio das Promotorias de Direitos Difusos da Capital: Rua Rodrigues Chaves, nº 65, centro, João Pessoa. Contatos: (83) 2107-6107 / 2107-6105. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..