Ncap realiza inspeção no Ciop de Campina Grande

Na última terça-feira (14), o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) realizou nova inspeção no Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), em Campina Grande, para aferir as novas instalações do órgão, estando presentes na ocasião, o coronel João da Matta, o tenente coronel Hilmartom Xavier, o tenente coronel Ricardo Maia, o capitão. Hilmário, além de outros policiais militares.

A visita se deu em continuidade às inspeções anteriormente realizadas no Ciop/CG no ano de 2014, pelo promotor de Justiça Marcus Leite, que, na época, constatou uma série de irregularidades no tocante à estrutura orgânica, física e de pessoal, resultando na instauração de procedimento pelo Ncap, para melhor apurar a precariedade do funcionamento do órgão. A principal finalidade do Ciop é centralizar as informações oriundas das ligações do número 190, processar e transmitir os chamados para as viaturas que estejam mais próximas das ocorrências, otimizando, dessa forma, o trabalho da atividade policial nas operações repressivas, preventivas e de socorro à população.

Segundo o promotor de Justiça, Marcus Leite, ficou constatado na última inspeção, que o Ciop acatou as recomendações feitas pelo Ncap, procedendo não só com a reforma na estrutura física do órgão, mas também, adquirindo novos equipamentos destinados ao trabalho dos telefonistas e operadores, tais como, monitores de LCD, fones de ouvido com microfone. Além disso, foram adquiridas 38 câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, bem como, o devido equipamento eletrônico para o acompanhamento diário e em tempo real, pelo próprio Ciop, o que possibilitará o aprimoramento do sistema 190 para melhor atender ao cidadão.

O promotor de Justiça Marcus Leite acredita que tais medidas irão melhorar consideravelmente a segurança pública da cidade Campina Grande.