GT discute capacitações dos conselhos municipais da pessoa idosa

O Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente para Capacitação dos Conselhos Municipais do Idosos e da Assistência Social do Estado da Paraíba, coordenado pelo Ministério Público da Paraíba realizou, na última quarta-feira (30/06), uma reunião por videoconferência para discutir a elaboração das oficinas de capacitação dos conselheiros.

O GT foi criado a partir do Protocolo de Intenções subscrito pelo Ministério Público, com a interveniência do Núcleo de Políticas Públicas,a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)  e  os Conselhos Estaduais de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Paraíba (CEDDPI-PB) e da Assistência Social (CEAS-PB). 

Sob a coordenação do procurador de Justiça Valberto Lira, participaram da reunião a presidente do CEDDPI-PB, Joilma Oliveira; a assessora da SEDH, Nilsonete Lucena; e a auditora de Conta do TCE, Zaira Guerra. 

Conforme o procurador Valberto Lira, diante da existência de Matriz da Programação de Capacitação do CEDDPI-PB e do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, bem como de sugestões da representante do TCE-Pb, ficou decidido que essas propostas serão concatenadas pela presidente do Conselho Estadual e  pela assessora da SEDH.

Na próxima reunião, será definida a programação para as capacitações que deverão ser iniciadas ainda em 2021, bem como a divisão das regiões a serem convocadas para as oficinas de capacitação. 

Ficou decidido ainda que será elaborado um formulário para diagnóstico da situação dos conselhos municipais do Idoso, a partir do qual novas políticas serão planejadas para esses conselhos.