Promotoria da Saúde de Guarabira discute projeto de triagem do Hospital Regional

O projeto piloto para triagem e contrarreferência do Hospital Regional de Guarabira começou a ser delineado durante reunião realizada, no último dia 13, pela Promotoria de Justiça da Saúde de Guarabira. A audiência foi presidida pela promotora de Justiça Andréa Bezerra Pequeno de Alustau e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Wellington Oliveira; do diretor do Hospital Regional de Guarabira, Cleonaldo Freira; da coordenadora regional do Samu, Cássia Cilene Melo; da representante do 3º Batalhão dos Bombeiros, capitã Vivicleia Soares; do coordenador administrativo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira, Gilson Cândido; e gerente da 2ª Região de Saúde, Alcione Beltrão.

De acordo com o projeto, a triagem no hospital será feita com preenchimento de ficha e indicação do endereço do paciente. Caso seja feita a classificação azul, a triagem do hospital entrará em contato com a unidade básica de saúde da localidade do paciente e fará a contrarreferência com o encaminhamento. Pacientes com classificação verde, a contrarreferência será para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desde que não seja idoso ou pessoa com deficiência com indiciação de avaliação cirúrgica ou vítima de acidente com animal peçonhento. Os atendimentos destinados à renovação de receitas será encaminhados para a UBS.

As demandas encaminhadas pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional para o Hospital Regional deverão ser atendidas em, no máximo, 30 minutos, possibilitando a liberação das macas. Caso passe esse período, o responsável pelo Samu deverá entrar em contato com a direção do hospital para intermediar a liberação das macas.

Durante a reunião, o secretário de Saúde apresentou a relação da equipe médica das unidades básicas de Guarabira com carga horária e dias de atendimento. Já a coordenação da UPA entregou a relação dos atendimentos, por município, no primeiro semestre do ano; o quantitativo dos pacientes atendidos de Guarabira, relacionados por bairro.

A próxima reunião será no dia 4 de outubro, quando deverá sera apresentada a atribuição de cada unidade de saúde e a ficha de triagem. Será encaminhado ofício à regulação do Samu a relação de unidades móveis de urgência existentes no Brejo. A direção do Hospital Regional também deverá apresentar a relação de ambulâncias da unidade e a Secretaria de Saúde, o panfleto de divulgação do projeto.