Meio Ambiente: MPPB realiza audiências públicas em Nova Olinda e Santana dos Garrotes

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza no próximo dia 24 de março duas audiências públicas nos municípios de Nova Olinda e Santana dos Garrotes, que irão aderir ao plano de gerenciamento municipal de resíduos sólidos, com adequação à Lei 2.305 de 2 de agosto de 2010. No mesmo dia, a audiência em Nova Olinda ocorrerá pela manhã e, à tarde, o encontro acontece em Santana dos Garrotes. A adesão também será feita também por outros dois municípios da região: Piancó e Igaracy.

A data das audiências foi definida na manhã desta sexta-feira (28) numa reunião realizada nas dependências da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social em João Pessoa, com a participação dos promotores de Justiça José Farias de Souza Filho (de João Pessoa) e Uirassu de Melo Medeiros (de Piancó). “A reunião foi para orientar as prefeituras na realização e execução do plano de gerenciamento municipal de resíduos sólidos”, explica o promotor Uirassu Medeiros”, ressaltando que o Ministério Público dá o apoio ao cumprimento da lei federal que prevê o plano.

Também estiveram presentes à reunião três prefeitos: Élio Ribeiro de Morais (PT), de Santana dos Garrotes; Maria do Carmo Silva (PSDB), de Nova Olinda; e Deuseleide Jerônimo Leite (PSB), de Igaracy; além do diretor do Meio Ambiente de Piancó, José Rodrigues Filho; do secretário de Infraestrutura de Nova Olinda, José Norberto; e José Maurílio Batista, advogado de Nova Olinda e Igaracy.

Os municípios de Piancó, Nova Olinda, Santana dos Garrotes e Igaracy estão localizados na mesma região do Alto Sertão da Paraíba, que juntos somam uma população de mais de 34 mil habitantes. Respectivamente, estão distantes a 395, 433, 415 e 454 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa.