Acessibilidade  |      

MPPB e UFCG iniciam segunda edição de grupos de reflexão do `Projeto Presente’, em CG

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciaram, nessa quarta-feira (28/10), a segunda edição de “Grupos de Reflexão” do Projeto Presente, idealizado e implementado pela Promotoria de Justiça de Família de Campina Grande. Desta vez, os grupos têm como tema “Diálogos sobre divórcio em tempos de pandemia”. A iniciativa é resultado de parceria firmada entre as duas instituições. 

Em razão da pandemia da covid-19 e da necessidade de adequação aos protocolos de segurança sanitária, este ano, o projeto está sendo realizado de forma virtual, pela Plataforma Google Meet. “Infelizmente, a pandemia e a paralisação dos serviços tiveram grande impacto negativo nos trabalhos do ‘Projeto Presente’. Foi preciso uma ressignificação para mantermos as famílias engajadas. Nesse contexto, a inovação dos grupos de reflexão de forma remota trouxe novo fôlego e esperamos conseguir ajudar às famílias a superarem os traumas e dificuldades da separação em tempos excepcionais como esse”, disse a promotora de Justiça Luciara Simeão.

Conduzido pela professora assistente de Psicologia da UFCG, Juliane Dominoni Gomes de Oliveira, o grupo de reflexão é um projeto de extensão da universidade, cuja formatação original consiste na realização de quatro encontros presenciais com seus participantes.

O objetivo é oportunizar às famílias assistidas pelo ‘Projeto Presente’ um espaço em que filhos, pais e mães separados possam, por meio do diálogo e da troca de experiências, construir caminhos para lidar com os desafios da convivência, após a separação. “A oferta de um espaço de conversa sobre o divórcio, no formato remoto, constitui-se de extrema relevância. Já são diversas as questões a serem enfrentadas pelas famílias que vivenciam o divórcio. Atualmente, os desafios ampliaram e as redes de apoio, que eram poucas, praticamente se tornaram escassas devido, especialmente, ao isolamento social e à suspensão das aulas presenciais das crianças e adolescentes”, disse Juliane.

As próximas reuniões serão realizadas nos dias 04, 11 e 18 de novembro, com duração de 1h30min. O material didático necessário será disponibilizado pela professora Juliane aos participantes, através de e-mail.

Acolhimento

Dezesseis pessoas participam dos grupos de reflexão. Elas receberam, em suas residências, um kit fornecido pelo projeto contendo lanches variados, os quais deverão ser consumidos ao logo dos encontros. A iniciativa, sugerida pela professora Juliane Dominoni, objetiva despertar o sentimento de acolhimento e aproximação entre os participantes, face ao distanciamento físico.

Projeto Presente

O Projeto Presente foi idealizado pela promotora de Justiça Liana Carvalho para ser implementado na Promotoria de Justiça de Família de Campina Grande. Seu objetivo é fornecer amparo psicológico às crianças e adolescentes potenciais vítimas de alienação parental e quebra de vínculo afetivo. Atualmente, o projeto vem sendo implementado pela promotora Luciara Simeão.

Os casos tratados no projeto vêm de processos judiciais, demandas espontâneas e notícias da rede de proteção. Através do projeto, são realizadas oitivas do guardião das crianças e adolescentes e feitos agendamentos de escutas psicológicas que são efetivadas por estagiários de Psicologia da UFCG e UEPB, parceiros da iniciativa. A partir das escutas são elaborados relatórios e o outro genitor pode ser ouvido. Entre os desdobramentos que advêm do projeto estão encaminhamentos para psicoterapia, mediação familiares e, nos casos mais graves, o ajuizamento de ações ou subsídio para pareceres.

As ações do projeto são executadas em parceria com a UFCG, UEPB, Casa da Lili, Creas, Promotoria da Criança de Campina Grande, Núcleo Psicossocial do MP em CG e Núcleo de Autocomposição de Campina. Também foi feita parceria com a Clínica Escola da Uninassau.

Com a parceria celebrada com a UFCG, foi acrescido ao projeto a dinâmica dos grupos de reflexão para tratar de temas como divórcio, alienação parental, abandono afetivo, dentre outros. A primeira edição de grupos de reflexão do projeto Presente foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2019, também sob a supervisão da professora da UFCG, Juliane Dominoni Gomes de Oliveira, com pais, mães e adolescentes envolvidos em conflitos familiares, inseridos no projeto que necessitavam de um apoio extensivo, como forma de reduzir a incidência de alienação parental e abandono afetivo. Conforme explicou a promotora de Justiça Luciara Simeão, em cada edição, são criados dois grupos e cada grupo realizada quatro encontros.

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */