Acessibilidade  |      

PGJ empossa nove promotores na 3ª entrância

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, deu posse, na manhã desta sexta-feira (12/04), a nove promotores de Justiça na 3ª entrância. Eles foram promovidos pelo Conselho Superior do Ministério Público, em sessão realizada na última segunda-feira (08/04). Os termos de posse foram lidos pelo secretário-geral do Ministério Público da Paraíba,  Rodrigo Marques da Nóbrega.

Foram empossados os promotores de Justiça Uirassu de Melo Medeiros no cargo de 1º promotor de Justiça de Sousa; Marinho Mendes Machado, no cargo de 12° promotor de Justiça de Campina Grande; Sarah Araújo Viana de Lucena Quinto no cargo de 4º promotor de Justiça de Sousa; Jamille Lemos Henriques Cavalcanti no cargo de 1ª promotora de Justiça de Patos; Danielle Lucena da Costa Rocha no cargo de 2ª promotora de Justiça de Catolé do Rocha; Ismael Vidal Lacerda no cargo de 4º promotor de Justiça de Patos, Leonardo Quintans Coutinho no cargo de 1º promotor de Justiça de Catolé do Rocha; e Geovanna Patrícia de Queiroz Rêgo no cargo de 8ª promotora de Justiça de Patos.

O procurador-geral de Justiça destacou ações realizadas pela gestão que possibilitaram uma movimentação recorde na carreira, entre elas, o Plano de Aposentadoria Incentivada e, principalmente, a elevação de oito Promotoria de Justiça para a 3ª entrância. “Vivemos um processo de mudança institucional e toda mudança traz receios. Mas no final, vemos que foi o correto a fazer e experimentamos as recompensas e alegrias”. Ele ainda falou sobre as ações para agilizar as votações das promoções.

O PGJ também apontou as qualidades de cada promotor empossado, ressaltando a competência, dedicação, brilhantismo e histórico de cada um na instituição. “Hoje, eu participar desse momento, da promoção de cada um de vocês, isso ́ pra mim é muito emocionante. Chegamos a 41 promoções para a 3ª infância. E nós tínhamos uma meta nessas novas promoções. Com muito diálogo, conseguimos nove promoções sem disputa. Então, parabéns para todos. Sucesso”.

 

Empossados

O promotor Uirassu Medeiros agradeceu pela promoção e falou sobre a posse. “Esse é o momento de renovar nossos propósitos enquanto membros da instituição. Essa carreira é escalonada para que tenhamos  momentos como esse, para que possamos tentar converter isso em favor da sociedade, renovando também os nossos compromissos institucionais”.

O promotor Marinho Mendes falou sobre sua história na instituição. “Eu passei muito tempo na 2ª entrância e não me arrependo. Eu me lembro das pessoas que atendi, que trabalhei, que dei uma palavra, que fiz alguma coisa por eles, e isso pra mim é quase tudo. Hoje eu estou sendo promovido para Campina Grande. Estou muito feliz, muito satisfeito de pertencer a essa instituição e quero agradecer a todos a oportunidade”.

A promotora Sarah Araújo fez um agradecimento especial. “Quero agradecer a todos a todos que compareceram para nos prestigiar e agradecer também essa oportunidade de tentar essa promoção, essa mudança. Estava há muitos anos em Cajazeiras. Vou trabalhar para melhorar o Ministério Público em todos os lugares”.

A promotora Jamille Lemos falou sobre a felicidade do momento. “Apenas dizer que até bem pouco tempo eu nem imaginava esse momento, tomando posse em um cargo de terceira entrância. Doutor Hortêncio me incentivou, me apresentou todos os cenários e hoje estou aqui. Agradeço demais, de coração, esse momento de felicidade e gratidão pela transparência desse processo”. 

Já o promotor Alberto Cartaxo expressou o sentimento de participar da posse. “É um momento de felicidade. Eu acho que todos nós já tivemos aquela ideia, né? Como é que vamos estar daqui a 10 anos? Onze anos atrás, quando tomamos posse, a ideia de se tornar um promotor de terceira entrância era uma coisa para o fim da carreira. .Eu agradeço a todos que se empenharam e espero que, dessa forma, a nossa instituição atenda melhor à sociedade”

A promotora Danielle Lucena também agradeceu pela oportunidade. “Chegou a hora e passou um filme na minha cabeça. Quase 18 anos de Ministério Público, quantas lutas e batalhas, e tem a comunidade esperando pelo nosso trabalho e isso nos fazer ver que o trabalho no MP vale a pena. Estou indo para trabalhar mais para sociedade . Muito obrigada de coração. Desejo aos colegas sorte, sabedoria e proteção divina”. 

O promotor Ismael Vidal falou sobre sua trajetória e também fez um agradecimento. “É um dia de muitas emoções. Temos uma trajetória. Lembro bem do dia da nossa posse, eu era muito jovem, mas ainda tenho muita vontade de trabalhar, de elevar essa instituição que tem grande nome. Fico feliz por estar nessa instituição que me dá uma missão, dá suporte a mim e minha família, amigos. Muito obrigado”.

A promotora Geovanna Rego também falou sobre a alegria de ser empossada. “Hoje para mim é um dia de muita felicidade. Mas como aconteceu com minhas colegas, Hortêncio esclareceu muitos pontos a respeito dessa promoção e isso me tranquilizou mais nessa decisão. Segui o conselho dele e hoje eu estou muito feliz, agradeço a ele e eu espero bem servir a sociedade por onde eu passar. Agradeço muito”.

O promotor Leonardo Quintans, que preside a Associação Paraibana do Ministério Público, falou sobre o momento histórico.. “Esse é um dia marcante, um dia também simbólico porque ele retrata muito bem o êxito, o cuidado em razão de muito trabalho, que o procurador-geral tem em relação à movimentação da carreira. Esse resultado é simbólico porque temos aqui nove promoções para a terceira entrância, que ocorreram com um diálogo muito transparente. É também um dia de alegria institucional, porque observamos um Ministério Público que está vivo, que está adiante, que renova as suas esperanças e que vai, tenho certeza, entregar ainda mais a sociedade com a promoção desses valorosos colegas”.

 

Mais discursos

O ouvidor do MPPB, procurador Aristóteles Santana, destacou a importância das Promotorias para as quais os empossados estão indo. “A luz do Ministério Público brilha hoje de uma forma singular porque nove Promotorias que estavam vagas são providas de promotores com história brilhante da instituição. São três promotorias do Tribunal do Júri, do patrimônio público, da infância e da adolescência e da execução penal. Todas elas reclamam uma atenção especial. Tenho certeza que essas promotoras e esses promotores farão um trabalho ainda melhor do que aquele desenvolvido da segunda entrância. Parabéns a todos e que sejam felizes”.

A 1ª subprocuradora geral, Vasti Cléa Lopes, sublinhou a realização dos sonhos e as ações realizadas pela gestão para concretizá-los. “Quero registrar mais um dia importante e relevante da nossa instituição. Um dia de posse coletiva, onde tantos sonhos aqui foram realizados, sonhos, às vezes, arquivados, e que pareciam tão distantes. Então é uma satisfação imensa presenciar esse momento histórico para vocês, mas também para o Ministério Público. E registrar mais uma vez o papel preponderante do nosso procurador-geral, na realização desse sonho. É importante reiterar a resiliência, o espírito público que ele demonstrou em todo esse processo, que fez com que situações jamais imaginadas, acontecessem. Quero desejar a todas as colegas queridas, aos colegas queridas muito sucesso. Que essa promoção reanime, renove a paixão, o compromisso, a responsabilidade para com a defesa daqueles direitos garantidos na Constituição, esse direito seja efetivado para os cidadãos e cidadãs”.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo procurador José Guilherme Lemos; pelos promotores de Justiça Eny Nóbrega, Ana Caroline Almeida Moreira, Renata Luz, Amadeus Lopes, Alexandre César Teixeira, Glauberto Bezerra, Eduardo Mayer e Samuel Colares, além dos servidores do MPPB.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */