Acessibilidade  |      

Corregedor do TRE visita PGJ para conhecer projetos de energia solar do MPPB

Corregedor do TRE visita PGJ para conhecer projetos de energia solar do MPPB

O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, fez uma visita institucional ao procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, para obter informações sobre as iniciativas da gestão em relação ao meio ambiente. Um dos projetos apresentados foi o da primeira usina de energia solar instalada, em 2023, na Promotoria de Justiça de Patos, no Sertão do Estado. 

A visita aconteceu na tarde desta terça-feira (23/04), e foi acompanhada pela secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Alexandra Cordeiro. Também estive presente o procurador de Justiça Alcides Jansen.

Na ocasião, Antônio Hortêncio falou sobre a idealização e o processo de instalação da usina de energia solar na Promotoria de Justiça de Patos, bem como sobre os projetos da instituição que participaram de editais publicados pela Energisa e que foram selecionados. As iniciativas trouxeram inovações em matrizes energéticas de unidades ministeriais, como a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de led e a instalação de placas fotovoltaicas, por exemplo, o que tem proporcionado a economia de recursos e reforçado o compromisso do Ministério Público com a preservação ambiental.

Após ouvir as informações sobre os projetos do MPPB em relação à usina de energia solar instalada na Promotoria de Patos, o corregedor do TRE disse que pretende conversar com setores do MPPB para obter informações de ordem técnica acerca de projeto, do processo e da licitação para a implementação da iniciativa no tribunal. “Vimos um projeto muito interessante do Ministério Público na comarca de Patos, que é a usina fotovoltaica, e viemos com a perspectiva de também termos um projeto nesse sentido no TRE. Viemos conhecer, nesse primeiro momento, a ideia dada pelo MP, nesse projeto que foi exitoso, para que possamos levar essas informações, tanto em relação ao resultado como também em relação à parte técnica, saber como foi o processo, a licitação”, disse.

Energia solar

A primeira usina de energia solar do MPPB, instalada na Promotoria de Justiça de Patos, foi construída a partir da captação de recursos extraorçamentários, por meio de emenda parlamentar impositiva. O equipamento permite a geração de energia limpa, para o abastecimento da Promotoria de Justiça local e de mais quatro unidades do MPPB localizadas nos municípios de Alhandra, Mamanguape, Sapé e Cabedelo. São 184 módulos de energia solar capazes de suprir a demanda energética desses órgãos.

O compromisso do MPPB com a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental também levou a PGJ a assinar com a Energisa um termo de cooperação, em maio de 2022, para viabilizar o projeto de eficiência energética na instituição, com a aquisição de equipamentos. 

Foram instalados 30 painéis fotovoltaicos na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, localizada em João Pessoa, e 349 lâmpadas comuns foram substituídas por lâmpadas de led. Essas medidas proporcionaram uma economia de 35 mil quilowatt-hora por ano de energia, o suficiente para abastecer 15 residências com consumo anual de 2.400 Kwh.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */