MPPB e FCC divulgam resultado de recursos e lista dos habilitados para próxima etapa

Já estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) o resultado dos recursos interpostos em relação à prova preambular do 'XV Concurso Público para Promotor de Justiça substituto do Ministério Público da Paraíba' (MPPB), bem como a lista dos candidatos habilitados, por ordem de classificação, para a próxima etapa do certame, que consiste na prova escrita (discursiva), a ser realizada em duas etapas, nos dias 24 e 25 de novembro.

Conforme informou a presidente da comissão do concurso, a procuradora de Justiça Marilene Campos, os recursos referentes aos resultados das provas deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis subsequentes à publicação do edital (de número 7/2018), exclusivamente pelo site da FCC. O resultado da prova preambular, após recursos, e a convocação para a etapa da prova escrita estão previstos para o próximo dia 8 de novembro.

O concurso para promotor de Justiça substituto do MPPB está oferecendo dez vagas, sendo duas delas destinadas a candidatos negros e uma a candidato com deficiência.

O certame consiste em cinco etapas, sendo a primeira a prova preambular que foi realizada no último dia 9 de setembro, em João Pessoa. As próximas etapas serão: prova discursiva, prova oral, prova de tribuna e curso de formação com 60 horas/aula, que deve durar cerca de um mês.

Das cinco etapas, apenas a prova de tribuna é classificatória. As demais são eliminatórias e classificatórias. Os candidatos também serão submetidos a teste psicotécnico. Os aprovados em todas as fases deverão ser convocados a partir de 2019.

A comissão do concurso é presidida pela procuradora de Justiça, Marilene Lima Campos de Carvalho, e integrada pelos promotores de Justiça Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega; Ana Guarabira de Lima Cabral; Luis Nicomedes de Figueiredo Neto e Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcelos (secretária), além do advogado George Ramalho (representante da OAB-PB).


Prova preambular

Mais de 3,5 mil dos 4.593 inscritos fizeram a prova preambular, aplicada no último dia 9 de setembro, no colégio Pio X e na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), ambos localizados no bairro Tambiá, em João Pessoa. O percentual de faltosos (23,2%) foi considerado dentro dos padrões pela FCC.

De acordo com o edital publicado nesta quarta-feira (24), as questões atribuídas a todos os candidatos que realizaram a prova preambular e as alterações de gabaritos, objeto de recursos julgados procedentes pela comissão, também já estão disponíveis no site www.concursosfcc.com.br.     

A presidente da comissão, Marilene Campos, informou ainda que as respostas a todos os recursos, quer sejam procedentes ou improcedentes, serão levadas ao conhecimento de todos os candidatos inscritos no concurso por meio do site e ficarão disponíveis no site por sete dias.

Prova discursiva

A prova discursiva do concurso para promotor de Justiça substituto do MPPB tem caráter eliminatório e classificatório e será realizada em duas etapas, nos dias 24 e 25 de novembro. A prova terá duração de quatro horas. A primeira compreenderá a formulação de uma denúncia criminal ou de uma petição inicial de ação civil pública, baseadas em relatório de fatos específicos, e poderá conter incursões incidentais de todas as matérias constantes do programa do edital. Já a segunda etapa da prova será a formulação de respostas fundamentadas a quatro questões discursivas sobre as matérias principais do programa.