Conselho Consultivo da Ouvidoria se reúne em Itatuba

A Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba reuniu seu Conselho Consultivo, na última sexta-feira (07/06), na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Rodrigues de Ataíde, localizada em Itatuba-PB. Na ocasião, o ouvidor do MPPB, o procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia, fez palestra sobre o tema: “O Ministério Público e o valor da Participação do Cidadão”. A reunião propiciou um momento de debate, com a participação de cidadãos representantes da região.

“Permanece acesa uma chama; a de que organismos da sociedade sejam participativos, esse é o propósito de interiorizar o Conselho Consultivo da Ouvidoria, oportunidade de mostrar a todos o valor da participação nas questões afetas ao Ministério Público. Queremos um Conselho que tenha a extensão do Estado, com representantes em diversos municípios. E cada reunião é uma forma de plantar, para que o Conselho ganhe corpo consistente. O ânimo, nessa direção, não se arrefece, sobretudo, agora, com o reconhecido valor com que a Lei nº 13.460/2017 trata a democracia participativa”, disse o ouvidor.

Um dos temas levantados na reunião foi segurança. Os participantes usaram como exemplo o caso da própria escola onde estava sendo realizada a reunião. A insegurança na escola e na cidade, agravada pelo tráfico e consumo de drogas dentro da unidade e em outros espaços do município, foi denunciada por membros da comunidade escolar e do Conselho Tutelar de Itatuba. Os cidadãos e representantes da Prefeitura discutiram sobre investimentos na área de cultura.

Representantes do Legislativo e do poder público municipal ressaltaram sobre o papel do Ministério Público e o valor da participação do cidadão efetivada em momentos como aquele, onde podiam debater problemas sociais com a intervenção do MP.