“Meu corpo não é sua folia”: pelo 2º ano, Reamcav fará campanha contra importunação sexual no Carnaval

Representantes da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (13/01) para discutir os detalhes da segunda campanha de divulgação da Lei da Importunação Sexual (Lei nº 13.718/2018), no período carnavalesco, mais especificamente, nas prévias do Carnaval, em João Pessoa. Pelo segundo ano consecutivo, a mensagem a ser massificada será “Meu corpo não é sua folia”, relembrando aos homens sobre o crime e às mulheres sobre os canais para denúncia.

A reunião aconteceu na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital, e foi aberta pelo procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, coordenador do Núcleo Estadual de Gênero do MPPB, e contou com a participação dos promotores de Justiça Ismânia Pessoa, Caroline Freire da Franca e Rogério Lucas. Entre os participantes também estiveram a juíza Graziela Queiroga, a delegada Maísa Félix e a deputada Camila Toscano, todas representando órgãos ligados à questão de gênero no Tribunal de Justiça, na Secretaria de Segurança e Defesa Social e na Assembleia Legislativa, respectivamente.

“Queremos repetir os resultados alcançados no último Carnaval com a campanha 'Meu corpo não é sua folia', que divulgou o direito das mulheres de não serem importunadas, divulgando a retaguarda que elas têm para fazerem jus a esse direito, que são os órgãos que compõem a Reamcav, bem como os canais de denúncia”, explicou Valberto Lira. Em uma situação de emergência, as vítimas de violência podem pedir ajuda e orientação pelos telefones Disque 100, 123 ou 180.

 

Encaminhamentos

 Entre os encaminhamentos da reunião, ficou definido que haverá um lançamento oficial, provavelmente, no dia 5 de fevereiro, quando a campanha será apresentada à sociedade, contando com o apoio dos veículos de comunicação. O engajamento dos blocos, da direção do Folia de Rua, de órgãos governamentais e de empresas patrocinadoras também está previsto.

Foi agendada outra reunião, com a participação de integrantes de blocos carnavalescos e do Folia de Rua e de outros órgãos que, de alguma forma, estão envolvidos na execução das prévias do Carnaval, como a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a PBTur. O encontro deve acontecer na próxima segunda-feira (20), às 9h, no auditório da Coordenadoria da Delegacias da Mulher (Cordeam).

Durante a reunião, também foi conversada sobre a possibilidade da participação da Reamcav na Festa da Luz, em Guarabira, no final deste mês. A ideia é aproveitar o evento para divulgar os direitos das mulheres e as formas de acesso.