Núcleo de Gênero discute parceria em projeto com entidade de Cajazeiras

 

O Núcleo Estadual de Gênero (NEG) do Ministério Público da Paraíba realizou, nessa quinta-feira (27/08), uma reunião por videoconferência com o Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (Gada), do município de Cajazeiras, para discutir uma cooperação com o objetivo de desenvolver um projeto com o público LGBTQI+ no interior do Estado.

Participaram da reunião o coordenador do Núcleo de Gênero, procurador Valberto Lira, a promotora de Justiça e integrante do NEG, Caroline Freire, e o coordenador do Gada, Ronaldo Rodrigues.

O procurador destacou a importância das parcerias para a execução de projetos e a necessidade de interiorizar as ações do Núcleo de Gênero. “Precisamos sempre das parcerias porque ninguém faz nada sozinho”.

A promotora Caroline Freire também ressaltou a necessidade das parcerias e do conhecimento de outras áreas no desenvolvimento de projetos.

O coordenador do Gada explicou que o grupo foi fundado 2012, com o objetivo de trabalhar com educação e realizar o acompanhamento e prevenção do diabetes tipo I e II no município de Cajazeiras e cidades vizinhas.

Ele apresentou o projeto “Vozes daqueles que calam-se diante do sistema prisional”. O projeto visa busca auxiliar na orientação e prática de auxílio advocatício e psicológico a LGBT’s que estão aprisionados, utilizando as escutas psicológica e pedagógica com os detentos, auxiliar na reconstrução social do sujeito.

Ao final, ficou acordado que o Gada vai encaminhar documentos referentes ao grupo para a formalização de um protocolo de cooperação com o Ministério Público. Uma nova reunião será realizada com a participação de outros atores que vão contribuir para a execução do projeto.