Encerradas inscrições para webinar sobre justiça restaurativa na área criminal; evento será nesta sexta-feira

Estão encerradas as inscrições para o webinar “Justiça restaurativa na seara criminal: projeto escutando o cidadão”, que será promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta sexta-feira (31/07), às 10h, pela plataforma Zoom. O evento está sendo organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) do MPPB. De acordo com o Ceaf, 130 pessoas se inscreveram para participar do seminário online. Quem não se inscreveu, mas tem interesse em assistir ao evento poderá acompanhar o webinar pelo YouTube, através do link: https://youtu.be/JCRK1Nu6KYg.

Segundo a promotora de Justiça que coordena o Nupa, Liana Carvalho, o webinar é voltado a membros, assessores e servidores do MPPB e também ao público externo, para todas as pessoas “que queiram ter um novo olhar da justiça criminal, aliando a retribuição à restauração”.

O seminário online será ministrado pela promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Anna Bárbara Fernandes de Paula. A representante do MPDFT atua na 10ª Promotoria de Justiça Criminal de Ceilândia, é gestora do programa “Escutando o Cidadão” e facilitadora de processos circulares desde 2018.

O evento será apresentado pelo promotor de Justiça, Dmitri Amorim, e os debates serão conduzidos pela promotora de Justiça Fábia Cristina Dantas Pereira, ambos do MPPB.

A coordenadora do Nupa destacou a importância da justiça restaurativa na atuação ministerial. “O webinar é importante para abrir as mentes a novas possibilidades dentro do processo penal, dando uma atenção maior às vítimas, que, historicamente, são tratadas apenas como meio de prova para uma condenação criminal. É preciso aprender a enxergar e fazer uma escuta ativa dessas vítimas, mostrando que todos se importam com suas vivências”, disse.