MP Seguro
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) aderiu à campanha nacional sobre o mês da segurança institucional: agosto. Com o slogan “MP Seguro depende de você também”, a iniciativa da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (Cpamp-MP) pretende sensibilizar os integrantes da instituição ministerial, em todo o País, de que “prezar pela boa imagem do Ministério Público é um compromisso de todos”.
Cumpre Resolução do CNMP
A campanha destinado ao Ministério Público brasileiro visa o cumprimento da Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público 156/2016, que trata da Política de Segurança Institucional do Ministério Público (PSI-MP). Clique AQUI.
A campanha
A Cpamp-MP criou uma identidade visual para a campanha “MP seguro depende de você também” e, para auxiliar na divulgação, está disponibilizando peças de comunicação (banneres, cards, cartazes e selos) às unidades do MP de todo o País, para divulgação junto ao público interno. A partir de agosto, essas peças serão divulgadas no site e nas redes sociais do MPPB. A campanha também sugere que as unidades do MP ofereçam cursos, capacitações, palestras, simulações de situações de crise, com o objetivo de divulgar medidas de segurança, criar e reforçar a cultura de segurança entre membros, servidores e demais colaboradores.
Algumas dicas de segurança:
- Sempre crie senhas fortes para acessar sistemas e criar contas em perfis. O ideal é que contenham letras, números, caracteres especiais e não estejam ligadas às suas informações pessoais. Trocar a senha periodicamente também reduz as chances de invasões e roubos de contas.
- Computadores, tablets e celulares funcionais só devem ser usados para esse fim. Não use equipamentos particulares como ferramenta de trabalho, pois aumenta as chances de captação e de transmissão de dados e informações e de infecção de equipamentos e redes institucionais por malwares espiões.
- Evite a exposição desnecessária de documentos nos locais de trabalho. Lembre-se sempre de guardá-los trancados em gavetas ou armários, toda vez que se ausentar do ambiente.
- Ao sair da sala, tranque as portas, gavetas e os armários.
- Não comente assuntos sensíveis de trabalho em locais públicos ou em ambientes privados e familiares.
- Mantenha o hábito de não trazer para o trabalho artefatos e equipamentos que possam contrariar ou fragilizar as medidas de segurança.
- Frequentar locais perigosos, suspeitos, de grande aglomeração, ermos e desprovidos de agentes de segurança pública ou privada pode acarretar risco à sua integridade, à moralidade administrativa e à imagem institucional.
- Adotar hábitos perniciosos ou vícios e relacionar-se com pessoas de conduta duvidosa também são fatores de risco tanto para a sua segurança quanto para a Instituição.
- Evite comentar com outras pessoas sobre sua atuação profissional, como se fosse uma conquista pessoal. Além de colocar sua própria segurança em risco, uma fala mal interpretada pode manchar a imagem da Instituição. E sempre avalie se o local e as circunstâncias para comentar assuntos referentes ao seu trabalho são adequados.
- Tente fazer percursos diferentes entre casa-trabalho e trabalho-casa.
- Observe se está sendo seguido; e se há pessoas estranhas nas imediações ou indícios de arrombamento, ao chegar na sua residência;
- Observe previamente o ambiente, os acessos e as rotas de fuga antes de entrar em locais públicos (restaurantes, lojas, cinemas, teatros, etc.), e observe as pessoas presentes nesses locais e seus arredores.
- Ao tratar com a mídia sobre temas referentes à sua atuação, recorra, sempre ao assessoramento dos respectivos setores de comunicação
ou relações institucionais. - Evite emitir opiniões sobre assuntos públicos ou particulares passíveis de prejudicar a imagem da instituição. É desejável que cada órgão disponha de interlocutores, “porta-vozes” previamente definidos para falar em seu nome.
- Na vida pública ou privada, tenha muito cuidado ao emitir opiniões para veículos de imprensa ou nas mídias sociais. Um discurso equivocado ou impensado de um único indivíduo em ambiente público pode macular a imagem da Instituição.
- Prezar pela boa imagem do Ministério Público e do CNMP é um compromisso de todos: membros, servidores, estagiários e terceirizados.