Na semana em que se discutiu mundialmente os prejuízos causados pela corrupção e a importância da transparência e do controle social para combater esse crime, o “MPTV” traz uma matéria sobre o protesto feito por cerca de 2 mil ciclistas em João Pessoa (bloco 1) e uma entrevista (bloco 3) com o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Clístenes Holanda sobre o assunto. Para assisti-lo acesse o link http://bit.ly/1b2udR9.
O promotor de Justiça que coordena o Caop do Patrimônio também falou sobre a importância de leis como a da Responsabilidade Fiscal, da Improbidade Administrativa e da Transparência e sobre o (des)cumprimento por parte dos Municípios da Lei Complementar 131/2009 (que versa sobre a criação dos “Portais da Transparência”), que foi constatado através da análise dos sites das 223 prefeituras feita pelo MPPB, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.
Já o bloco 2 traz uma reportagem sobre a dificuldade vivida pelos moradores de Riacho dos Cavalos, no Alto Sertão da Paraíba, para conseguir água potável. Uma análise laboratorial requerida pela Promotoria de Justiça de Catolé do Rocha comprovou que a água fornecida pela Cagepa não é adequada para o consumo, o que levou a promotoria a promover audiência pública e celebrar um termo de ajustamento de conduta com a companhia para suspender a cobrança da conta de água aos consumidores. A Cagepa também se comprometeu a criar uma nova estação de tratamento de água no município. No quadro "Você pergunta e o promotor responde", o promotor de Justiça Leonardo Quintans explica o que é concussão.
MPTV
O programa “MPTV” é produzido pela Assessoria de Imprensa do MPPB e por uma produtora contratada por licitação para executar os trabalhos. Ele tem periodicidade semanal e é veiculado às sextas-feiras, às 13h, na TV Câmara de João Pessoa (canal 52 na TV aberta e canal 23 na NET), com reprises aos sábados (a partir das 9h) e aos domingos (às 12H). Também é veiculado às terças e quintas-feiras, a partir das 18h, na TV Assembleia (canal 11 da NET).
Todas as edições do programa estão disponíveis no YouTube (canal mppb) e podem ser vistas a qualquer dia e horário. O acesso ao canal também está disponível no site do Ministério Público da Paraíba (www.mppb.mp.br).
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB