O programa “MPTV” iniciou uma série de três reportagens para discutir alguns dos maiores desafios da educação brasileira: a indisciplina e a violência na escola. O assunto é tema da 23ª edição, que já está disponível no canal do Ministério Público da Paraíba no YouTube e pode ser acessado no site do MPPB. A primeira reportagem da série “na escola com respeito” mostra como a violência das cidades atinge as unidades de ensino e como comportamentos violentos acontecem na escola e são praticados pela própria escola.
A série é baseada no projeto homônimo desenvolvido pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Educação e pela Promotoria de Justiça da Educação de João Pessoa, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e secretarias de educação, para prevenir e combater a indisciplina e atos infracionais no ambiente escolar através de práticas restaurativas. Uma das etapas do projeto realizada em 2013 foi o curso de práticas e Justiça restaurativas promovido a educadores da rede pública de ensino da capital.
Na primeira reportagem da série, o programa também destaca a violência simbólica produzida na escola e mostra que medidas foram adotadas pela promotora de Justiça Ana Raquel Beltrão (na época em substituição na Promotoria de Sapé) para combater o preconceito e a homofobia praticados contra duas alunas pela direção da escola estadual Monsenhor Odilon Alves Pedrosa. Para assistir clique no link: http://youtu.be/LKWYWRvZabQ. Ainda no 1° bloco do programa, o promotor de Justiça Rogério Rodrigues explica o que é denúncia, de acordo com a lei.
Já o 2° bloco do programa traz uma matéria sobre as medidas adotadas pelo Ministério Público estadual para cobrar do poder público a solução dos problemas e transtornos vividos pelos moradores dos municípios de São Bento e Brejo do Cruz (no Alto Sertão), devido à presença de animais de médio e grande portes nas rodovias e vias públicas dessas cidades. No quadro “Fique por dentro”, você vai saber que lei estadual foi promulgada recentemente sobre o assunto (http://youtu.be/rtSfR-vQg98).
No bloco 3, o corregedor-geral do MPPB, o procurador de Justiça Alcides Jansen, fala sobre o trabalho desenvolvido pela corregedoria em 2013 e as perspectivas para 2014. (http://youtu.be/sofQKUgoWwI)
Onde assistir?
O programa MPTV de número 23 foi o último programa veiculado em 2013. Por meio das parcerias celebradas com a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de João Pessoa, o programa passou a integrar a grade de programação das TVs públicas “TV Assembleia” (canal 11 da NET e 40.2, na TV aberta) e “TV Câmara” (canal 23 da NET e 52.2 em TV aberta). Na primeira, ele é veiculado às terças-feiras, a partir das 18h, com reprise às quintas-feiras, no mesmo horário.
Na TV Câmara de João Pessoa, o MPTV é transmitido na sexta-feira, às 13h, com reprises ao longo da programação semanal. Mas devido ao recesso parlamentar, a última edição inédita do MPTV veiculada foi a de número 21, referente ao dia 13 de dezembro. Em janeiro, estão sendo reprisadas edições do MPTV gravadas em 2013. As edições inéditas (incluindo as das série) deverão ser veiculadas na TV Câmara quando os trabalhos legislativos forem retomados.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB