Acessibilidade  |      

Em três dias, reportagem especial do MPTV registra mais de 700 visualizações no YouTube

A primeira reportagem especial da série “Na escola com respeito” produzida pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público paraibano para o programa institucional “MPTV” já registrou, em apenas três dias de postagem, mais de 700 visualizações no YouTube. A reportagem também tem ganhado grande repercussão nas redes sociais. De todas as matérias jornalísticas produzidas até agora pelo programa, ela é a mais compartilhada no Facebook.


A reportagem especial inicia a discussão sobre um dos maiores desafios da educação brasileira: a violência escolar e também mostra problemas graves como preconceito, discriminação, intolerância e o despreparado de educadores para lidar com questões como diversidade sexual dos alunos.


Além de mostrar como a violência das cidades atinge as unidades de ensino - através de atos de vandalismo, assaltos e tráfico de drogas -, a primeira reportagem da série também mostra como o contexto violento reflete no comportamento de alunos e professores e destaca, sobretudo, como a violência também pode ser produzida pela própria escola, por quem deveria dar exemplo na promoção da tolerância e da cultura de paz.


Esse fato é exemplificado com as histórias de duas alunas da maior escola estadual do município de Sapé, que foram discriminadas por diretores devido à orientação sexual delas. O caso levou a Promotoria de Justiça a ajuizar ação civil pública requerendo o afastamento da diretora-geral e da diretora do turno da noite.


A matéria jornalística tem sido repercutida por grupos universitários que discutem gênero, como o da UFPB, por exemplo, e que estudam a temática da violência na escola. Movimentos sociais de defesa dos direitos de gays, lésbicas, transexuais, bissexuais e transgêneros também estão repercutindo a reportagem.


Para assistir a reportagem especial que inicia a série “na escola com respeito”, acesse o link: http://youtu.be/LKWYWRvZabQ.

A série jornalística


A série “Na escola com respeito” é composta por três reportagens especiais e é baseada no projeto homônimo que está sendo desenvolvido pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e pela Promotoria de Justiça da Educação de João Pessoa para combater e prevenir a indisciplina e os atos infracionais no ambiente escolar através de práticas e da Justiça restaurativas. Um curso sobre o assunto já foi ministrado, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, a educadores da rede pública de ensino de João Pessoa, em 2013.


Nesta terça-feira (7), vai ao ar na TV Assembleia (canal 11 da NET e 61.2 da TV aberta), a partir das 18h, a segunda reportagem da série que mostra como a gestão democrática na escola é capaz de reduzir e prevenir a violência escolar. Ela também será postada, posteriormente, no canal do MPPB no YouTube.


A última reportagem vai ao ar na próxima semana e mostrará o impacto que o projeto “Na escola com respeito” já trouxe à comunidade escolar da EE Olivina Olívia, na Capital.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb