A Assessoria de Imprensa do Ministério Público finalizou a série jornalística intitulada “Na Escola com Respeito” sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pela educação brasileira: a indisciplina e a violência. As três reportagens da série foram veiculadas nas edições de número 23, 24 e 25 do programa institucional “MPTV”e já estão disponíveis no canal do Ministério Público da Paraíba no YouTube (Canal MPPB).
A série é baseada no projeto homônimo que vem sendo desenvolvido desde 2013 pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação da Capital, com o apoio das Secretarias de Educação do Estado, do Município de João Pessoa e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A primeira reportagem da série mostra como a violência nas cidades atinge as escolas, através de atos como vandalismo, furtos e roubos praticados contra as unidades de ensino. Também retrata como comportamentos violentos entre alunos e professores acontecem no ambiente escolar e como a violência também é praticada pela própria escola.
A segunda reportagem aborda a importância de espaços democráticos como o grêmio estudantil e os conselhos de classe e escolar e do regimento escolar no combate à violência e à indisciplina. Já a terceira reportagem aborda o projeto “Na Escola com Respeito” e a eficácia da Justiça Restaurativa na resolução de conflitos. Na escola estadual Olivina Olívia, que participou do projeto-piloto, por exemplo, as práticas restaurativas propiciaram uma redução de 90% dos casos de indisciplina e violência, segundo o diretor da unidade de ensino, Antônio Figueiredo.
Mais de 1500 visualizações
Além de falar sobre a violência no entorno da escola e da violência na escola, a primeira reportagem da série abordou a violência da escola, que foi exemplificada com o comportamento discriminatório e homofóbico que duas diretoras de uma escola estadual de Sapé tiveram com alunas devido à orientação sexual delas. O caso levou a Promotoria de Justiça de Sapé a ajuizar uma ação civil pública requerendo o afastamento das diretoras.
A reportagem teve uma repercussão bastante positiva na rede social, com mais de 1.500 visualizações no YouTube e maior número de compartilhamentos no Facebook. Universidades, movimentos sociais e grupos que estudam e pesquisam a violência escolar e gênero se manifestaram sobre o assunto no Facebook e elogiaram a atuação da Promotoria de Justiça de Sapé e a abordagem que o programa “MPTV” deu ao assunto.
Ainda não viu a série? Então, acesse os links:
Reportagem 1: http://www.youtube.com/watch?v=LKWYWRvZabQ
Reportagem 2: http://www.youtube.com/watch?v=HQ3CghY3wqA
Reportagem 3: http://www.youtube.com/watch?v=42uQsnzVX-Y
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB