Acessibilidade  |      

MPTV volta a ser exibido na TV Câmara a partir desta sexta-feira

A partir desta semana, as edições do programa “MPTV” voltarão a ser exibidas na TV Câmara de João Pessoa (canal 23 da NET e 52 sinal aberto e 61.2 digital). Os programas deixaram de ser exibidos desde a semana do dia 20 de dezembro, devido ao recesso parlamentar. Nesta sexta-feira (31), às 13h, será exibida a 27a edição do MPTV.

 

O programa inédito traz reportagens sobre os termos de ajustamento de conduta celebrados pelo Ministério Público Estadual com as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande para municipalizar as creches que ainda estavam sendo administradas pelo Estado nessas duas cidades e sobre a campanha lançada pelo MPPB e pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina para divulgar a “Lei da Busca Imediata” e acabar com o mito de que se deve esperar 24 horas para informar à autoridade policial o desaparecimento de uma criança ou adolescente.

 

No quadro “entrevista”, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Santa Rita, Manoel Serejo, fala sobre o serviço de transporte público coletivo e sobre os direitos dos passageiros.

 

Edições anteriores

A última edição do “MPTV” veiculada antes do recesso parlamentar na TV Câmara foi a de número 21, que tratou dos temas corrupção e da falta de água potável no município de Riacho dos Cavalos, no Alto Sertão.

 

Neste sábado e domingo (1° e 2 de fevereiro), serão exibidas durante a programação da TV Câmara as edições do MPTV de números 22 e 26. A primeira traz reportagens sobre o trabalho da Promotoria de Justiça de Catolé do Rocha para cobrar do poder público melhorias na estrada estadual PB-325, que liga Catolé a Pombal, no Alto Sertão e sobre o trabalho da promotoria de Justiça de Brejo do Cruz para garantir o abastecimento de água no município. No quadro de entrevista, o promotor de Justiça Alley Escorel fala sobre os direitos das crianças e adolescentes e sobre o projeto “Rede Ativa”, do qual é gestor.

 

Já a edição de número 26 traz uma reportagem sobre os TACs celebrados entre a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Campina Grande e os Municípios de Lagoa Seca e Massaranduba para garantir o funcionamento das creches municipais no mês de janeiro, durante o recesso escolar, já a partir deste ano.

 

Outra matéria jornalística aborda o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Campina Grande para cobrar do poder público medidas capazes de solucionar o colapso no abastecimento de água que vem afetando a região da Borborema. No quadro de entrevista, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, José Farias, fala sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sobre o projeto “Construindo a Cidadania Socioambiental nos Municípios Paraibanos”, do qual é gestor. Esse projeto tem como principais objetivos garantir o cumprimento da lei federal que institui essa política nacional para acabar com os lixões do país e instituir ações para que seja dado o destino adequado aos resíduos sólidos, popularmente chamados de “lixo”.

 

Série Jornalística

Na próxima semana, a TV Câmara exibe na sexta, sábado e domingo as edições do MPTV de números 23, 24 e 25, que trazem a série “Na escola com respeito”, com três reportagens sobre o tema indisciplina e violência escolar.

 

Os programas trazem matérias sobre a medida adotada pelas Promotorias de Justiça de São Bento e Brejo do Cruz sobre a presença de animais de médio e grande porte soltos em rodovias da região, sobre a recomendação expedida pela Promotoria de Justiça de S. Bento para garantir que R$ 1,2 milhão gastos indevidamente por dois ex-prefeitos da cidade sejam devolvidos ao Erário e sobre o trabalho desenvolvido pela 2a promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Social da Capital para garantir que paraibanos e turistas tenham informações sobre a balneabilidade das praias, através da instalação de placas indicativas.

 

Além disso, há entrevistas com o corregedor-geral do MPPB, Alcides Jansen; com o procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora e com o conselheiro do CNMP, Walter Agra.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb