Acessibilidade  |      

Promotoria discute situação do Centro Cultural São Francisco, em JP

A 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa realizou, na manhã desta terça-feira (18), um audiência para discutir da situação do Centro Cultural São Francisco. Participaram da reunião o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o diretor do centro cultural, monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, preposto da Arquidiocese da Paraíba, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O promotor informou que ainda persiste a ausência de segurança e até de manutenção de limpeza pública pelos órgãos competentes no Centro Cultural São Francisco.

 

Durante a audiência, o monsenhor Ednaldo Araújo disse que a situação de degradação do patrimônio que compõe o acervo do conjunto franciscano é agravado em razão do vandalismo e ausência de ação policial efetiva, bem como da utilização indevida do adro da igreja por jovens que praticam atividades como skate e futebol.

 

O superintendente do Iphan relatou que foi realizada uma vistoria técnica da área e proposta, no plano de ação da Superintendência junto ao PAC das Cidades Históricas, a contratação de estudo com vistas ao diagnóstico dos problemas que afetam o conjunto arquitetônico tombado, incluindo o adro, cruzeiro e praça a fim de determinar soluções de intervenção que promovam a preservação do conjunto.

 

O promotor designou uma nova audiência para o dia 6 de maio para a qual também serão notificados a Secretaria de Segurança e Defesa Social; a Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac), a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Corpo de Bombeiros e a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb