Diretoria de Tecnologia da Informação do MPPB implanta Central de Atendimento de TI
A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Ministério Público da Paraíba começou a utilizar, este ano, uma Central de Atendimento de TI que unifica todas as solicitações feitas ao setor. A iniciativa foi apresentada, na tarde desta segunda-feira (22), ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e ao 1º subprocurador-geral, Nelson Lemos, pelo diretor de TI, Uirá Assis.
De acordo com o diretor, com essa central, todos os chamados são registrados permitindo filtrá-los e definindo as prioridades. Uirá Assis explicou que todas as ligações telefônicas são direcionadas à uma atendente que faz o registro dos chamados e esses dados possibilitam à Ditec direcionar as solicitações para a equipe adequada que vai solucionar. “Temos um ganho real de tempo porque é possível sabermos quais as demandas que chegam à diretoria e alocar pessoas para atender essas necessidades”, disse.
O diretor informou que a implementação desta central de atendimento de TI utiliza as melhores práticas do Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que é o conjunto de boas práticas que oferece recomendações de como planejar, implementar, gerenciar e controlar serviços de T.I. “Procura otimizar o gerenciamento e a entrega dos serviços de T.I., promovendo a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços. É baseado em processos e procedimentos gerenciais, com o objetivo de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios”, explicou.
Entre os benefícios resultantes dessa implementação estão a otimização no gerenciamento e na qualidade da entrega dos serviços de T.I; o controle integral dos chamados com o cadastro e acompanhamento, que pode ser feito também pelo membro ou servidor pela extranet; o aumento da produtividade, maior eficiência no atendimento, redução de custos; base de conhecimento para tomada de decisões e relatórios gerenciais.
Nos dois primeiros meses de funcionamento, já foram resolvidos, de acordo com o sistema de registro, 1.313 dos seguintes tipos: chamados de correções de erro e melhorias de sistema, dúvidas em sistema e treinamento, manutenção ou instalação de equipamento, suporte técnico local ou remoto e outros serviços.
Extranet
Como parte da nova central de atendimento da Ditec, foi implantado um sistema de cadastro de chamados disponível na Extranet. Para utilizá-lo, basta acessar à Extranet, clicar no link Serviços e depois em “Chamados Ditec”.
Segundo o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, Bruno Coutinho, com esse sistema é possível fazer uma solicitação (link “Novo Chamado”), verificar o andamento da demanda feita pelo servidor (link “Meus Chamados”) e pelo setor (link “Chamados de meu setor”).