Estreia, nesta sexta-feira (12), às 13h30, na TV Câmara de João Pessoa, a segunda temporada do programa “MPTV”, que está sendo produzido pela empresa BDT, sob a coordenação da Assessoria de Imprensa do Ministério Público paraibano, setor que idealizou o projeto do programa televisivo institucional.
Neste final de semana, o programa também será transmitido pela TV Itararé, afiliada da TV Brasil, em Campina Grande. Na terça-feira (16), a nova temporada do programa começa a ser veiculada também na TV Assembleia, a partir das 18h, com reprise na quinta-feira.
O “MPTV” é um programa jornalístico, voltado ao público externo, que começou a ser veiculado em julho do ano passado. O programa faz parte do planejamento estratégico do Ministério Público paraibano na área de comunicação e tem como objetivo fazer com que a sociedade conheça melhor o Ministério Público paraibano.
Além de reportagens sobre o trabalho desenvolvido pelas promotorias de Justiça para garantir o cumprimento da lei e proteger os direitos do cidadão, o programa possui quadros de prestação de serviços, como o “Fique por dentro” e o “Você pergunta e o promotor responde”, e um quadro de entrevista, em que participam promotores e procuradores de Justiça e outras autoridades do sistema de Justiça brasileiro, como conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por exemplo.
Nova temporada
O primeiro programa da segunda temporada traz reportagens sobre a ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Bayeux contra o Estado, a Sudema e o Município de João Pessoa para obrigá-los a adotar medidas contra a degradação da Mata do Xém-Xém, uma área de preservação permanente, onde está localizada, inclusive, a nascente do Rio Marés, responsável pelo abastecimento de água na região metropolitana de João Pessoa.
A edição também traz uma reportagem sobre o comércio eletrônico e as medidas que vêm sendo adotadas por órgãos de proteção e defesa do consumidor em relação ao assunto, como a parceria celebrada pelo MPPB com o Procon-SP, para divulgar, entre outras medidas, a lista de sites que fazem comércio eletrônico não confiáveis.
No quadro “Você pergunta e o promotor responde”, o promotor de Justiça Carlos Romero explica o que é segredo de Justiça e em que situações ele acontece. Já o quadro “Fique por dentro” traz informações sobre a Lei do E-Commerce, que regulamenta o comércio online no país.
No bloco de entrevista, o procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora faz um balanço do trabalho realizado no primeiro ano de sua gestão e fala também sobre algumas das ações que devem ser realizadas em 2015.
Onde assistir?
O programa “MPTV” é veiculado na TV Câmara de João Pessoa (canal 23 na Net e canal 52 na TV aberta), às sextas-feiras, às 13h30, com reprise aos sábados e domingos.
Na TV Itararé (canal 19 na TV aberta, em Campina Grande), o programa é veiculado aos sábados, às 12h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Na TV Assembleia (canal 11 da Net e canal 40.2 na TV aberta digital) é transmitido às terças-feiras, a partir das 18h, com reprise às quintas-feiras, no mesmo horário.
Todas as edições do programa (inclusive as da primeira temporada) também podem ser vistas pela internet, no “canal MPPB”, no Youtube.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB