A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), encerrou, a segunda etapa dos estudos que compõem o projeto de modernização das rotinas administrativas. Denominado de 'Promotoria Modelo', o projeto visa mapear os processos e operações de uma Promotoria de Justiça com o objetivo de aprimorar a atuação da instituição.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, promotor Ádrio Nobre Leite, os estudos vêm sendo realizados na Promotoria de Pombal, escolhida para receber o projeto-piloto por já ter implantado os programas de 'Promotoria Autônoma', 'Promotoria Segura' e 'MP-Virtual', além de contar com a presença de servidores efetivos. Nesta segunda etapa, os servidores Leila Vilhena e Ícaro Ramalho realizaram a cronoanálise (medição do tempo) de cada rotina do cartório, inclusive do cumprimento de diligências.
No último dia 7 de outubro, o secretário apresentou aos promotores de Justiça de Pombal, José Carlos Patrício e Ana Grazielle de Oliveira, o resumo dos trabalhos que estão sendo realizados, após a catalogação de todos os processos e operações funcionais do cartório da Promotoria.
O promotor de Justiça José Carlos Patrício destacou que o trabalho realizado pelos técnicos da Seplag vai contribuir para a atuação do Ministério Público. “A partir desse estudo, teremos parâmetros e indicadores precisos sobre o quantitativo de pessoal necessário e os modelos de processo. O trabalho realizado foi de excelente qualidade, algo que só víamos em empresa privada e que agora está sendo trazido para o serviço público”, avaliou.
Após ser consolidado e analisado, constará de relatório final do projeto, para servir de base para as futuras tomadas de decisão do procurador-geral, a exemplo do número de vagas para concurso público e aquisição de equipamentos tecnológicos.
“Nesta fase, apresentaremos à Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) as propostas de melhoria do sistema 'MP-Virtual' que conseguimos construir, após o estudo minucioso que foi feito no cartório da Promotoria de Justiça de Pombal, para que o setor analise a viabilidade de cada uma delas”, informou Ádrio Nobre.
Na próxima etapa do projeto, a equipe visitará outras Promotorias de Justiça para conhecer as suas rotinas cartorárias. Posteriormente, será aberta discussão com os promotores de Justiça com o objetivo de encontrarem um consenso no que diz respeito à padronização de rotinas.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB