Acessibilidade  |      

Palestra aborda a corrupção e revela os dados do Brasil

O promotor de Justiça, Marinho Mendes proferiu palestra intitulada “Passado Sujo Não dá Futuro da Derrota de 7 x 1 para Vitória Cidadã” que revelam índices de corrupção no Brasil. O evento aconteceu nessa terça-feira (09), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, durante entrega de premiação dos alunos do concurso de Redação promovido pelo Ministério Público do Estado e Secretaria de Estado de Educação.

Em seu pronunciamento, Marinho Mendes fez um relato informando os dados da corrupção mundial e explicou que em relação à corrupção eleitoral, o Brasil está em 73º lugar dentre 183 nações avaliadas, onde o custo mundial é de 1,5 trilhões de dólares por ano, ou 5% do PIB Mundial. Ele destacou que, com apenas 30 bilhões de dólares por ano, seria suficiente para acabar com a fome mundial e esse dinheiro daria para alimentar todos os famintos do mundo em cinco anos, segundo fonte do Banco Mundial. “No Brasil, os dados da corrupção podem chegar a 130 bilhões de reais por ano, ou 2,3 % do PIB o que resulta em um prejuízo de 3,7 bilhões para cada Estado Membro”, disse informando ainda que segundo dados do Globo, Bird e Fiesp, para se ter uma ideia do prejuízo, tudo construído com o PAC I em infraestrutura ficou em torno de R$ 50,o bilhões.

Ele revelou ainda que ,segundo a escola de Economia de São Paulo, a perda de produtividade provocada por fraudes públicas atinge a casa dos R$ 3,5 bilhões de obras de infraestrutura, de transportes, como estradas, hidrovias, ferrovias e portos superfaturados. “Com os cento e trinta bilhões de reais desviados nos últimos dez anos daria para construir 241 km de metrô, mais que o dobro de São Paulo e Rio de Janeiro; 37 mil km de estradas; 1,5 milhões de casas populares, suprindo 30 % do déficit habitacional do Brasil; levar saneamento básico a mais de 23,3 milhões de domicílio; formar mais 916 mil médicos por ano e construir 702 novos aeroportos”, disse.

Marinho Mendes disse ainda que com esse desperdício aumentaria 48% o gasto com ensino público, em 89% o número de leitos do SUS, 100% o gasto com segurança pública e 110% os investimentos previstos para rodovias. Ele ainda abordou sobre as causas da corrupção no Brasil devido ao excesso de cargos públicos e apadrinhamentos, além das propinas existentes nos serviços públicos e privados. Falou também sobre a relação do setor privado com a corrupção e do sistema do jurídico brasileiro que dificulta demasiadamente a punição dos corruptos, além de citar os esquemas mais utilizados para desvio de recursos, e dar exemplos de boas iniciativas no combate à corrupção.

E finalizou informando que, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, dos 5563 prefeitos eleitos em 2008, cujo mandato inspirou em 2012, 483 foram cassados, sendo 36,6% por improbidade administrativa; 22,8% por corrupção eleitoral; 39% por crimes de responsabilidade; 4,7% por infrações pública-administrativa e 17,62% por crimes comuns.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb