Acessibilidade  |      

Projeto 'Todos contra as drogas' vai investir em ações preventivas, em 2015

Investir e formatar ações de prevenção contra as drogas na Paraíba. Esse é o principal objetivo do projeto 'Todos contra as drogas', que deverá ser desenvolvido pelo Ministério Público estadual, em 2015, sob a coordenação dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) da Educação, Cidadania e Criança e Adolescente.

O projeto integra o planejamento estratégico da instituição ministerial e será apresentado aos promotores de Justiça para adesão em três encontros regionais que serão realizados nos dias 9, 10 e 11de fevereiro em Campina Grande, Sousa e João Pessoa, respectivamente.

O 'Todos contra as drogas' foi idealizado como resposta a dados estatísticos alarmantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada dez adolescentes, no Brasil, já experimentaram drogas ilícitas e sete em cada dez já experimentaram alguma bebida alcoólica. “Chama atenção o fato de que, apesar da pouca idade e da proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, 16,6% dos adolescentes disseram ter comprado bebida em estabelecimentos comerciais. Vale salientar que as drogas lícitas são a porta de entrada para o uso de outras drogas, especificamente aquelas ilícitas”, disse a promotora de Justiça Soraya Escorel, que coordena o Caop da Criança e do Adolescente.

Segundo o procurador de Justiça Valberto Lira, que coordena o Caop do Cidadão, o combate às drogas deve ser enfrentado de forma transversal, envolvendo várias políticas públicas. “O que temos verificado, em todo o país, são ações insuficientes no tocante ao processo de prevenção, no tratamento do uso, assim como na sua repressão. O que o Ministério Público defende é que não há efetividade em ações preventivas sem o envolvimento da sociedade como um todo”, avaliou.

Já a promotora de Justiça que coordena o Caop da Educação, Ana Carolina Cavalcanti, destacou a importância das escolas como ambiente multiplicador de ideias para atuar na prevenção às drogas. “A ideia é realizar eventos de mobilização da sociedade sobre o assunto, enfatizando a sensibilização dos participantes sobre a construção de ações efetivas de prevenção e, em um segundo momento, através da realização do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para as crianças e adolescentes no âmbito escolar”, explicou.

Para viabilizar a execução do projeto 'Todos contra as drogas' deverão ser firmados termos de cooperação técnica entre o MPPB e a Polícia Militar e a Secretaria da Saúde, para disponibilizar instrutores do Proerd e técnicos do programa de prevenção às drogas 'Tamojunto', do Ministério da Saúde, para a realização dos cursos.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb