O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), encerrou na manhã desta quarta-feira (11) a série de três encontros regionais para a apresentação dos projetos estratégicos da instituição aos promotores de Justiça. O terceiro e último encontro foi realizado no Auditório Desembargador Sebastião Sinval Fernandes, da Escola Superior da Magistratura (Esma), localizada no Bairro do Altiplano Cabo Branco, na capital paraibana. Para o evento de João Pessoa, 98 promotores de Justiça da região polarizada pela capital, e das regiões do Brejo e do Litoral foram convocados.
Os encontros regionais tiveram início na segunda-feira (9), com a convocação de 56 promotores para participarem do evento realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Outros 28 promotores de Justiça foram convocados para participar do segundo encontro regional realizado na terça-feira (10), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Sousa, no Alto Sertão paraibano.
“Como motiva a alma fazer parte do Ministério Público brasileiro; e como se alegra a alma quando o Ministério Público é o da Paraíba”. Com essas palavras de exaltação à instituição, o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, encerrou o seu discurso na abertura do encontro regional desta quarta-feira, revelando que estava feliz com o que ele já havia presenciado nos dois encontros anteriores, em Campina Grande e em Sousa. “Só tenho a parabenizar pelo trabalho da Seplag e à dedicação dos coordenadores dos Caops e do Ncap. E mais ainda agradecer pela colaboração de cada uma das promotoras e de cada um dos promotores de Justiça”.
Em seu discurso, o procurador-geral, assim como fez nos dois primeiros encontros, fez uma síntese das ações da atual gestão, mas desta vez enfatizando a opção da administração superior pela modernização da instituição por meio dos seus setores de informática e de engenharia. Ele destacou a queda dos custos e dos gastos pelo MPPB com o uso da tecnologia, principalmente no campo da comunicação com os membros e servidores; e as obras em andamento de recuperação, ampliação e de novos prédios de unidades do Ministério Público em municípios como Bananeiras, Itaporanga, Guarabira e Sousa.
Por fim, o procurador-geral de Justiça voltou a agradecer ao trabalho desenvolvido pela Seplag, dizendo: “Nós acertamos na criação da Seplag. E acertamos ainda mais no nome do promotor Ádrio Nobre Leite”. Em sua fala, por sua vez, Ádrio também agradeceu pela confiança no seu trabalho por parte do procurador-geral, e à colaboração dos coordenadores de Caop, do Ncap e do Gaeco. “Integração é fundamental na instituição”, resumiu Ádrio.
Assim como ocorreu nos encontros de Campina Grande e Sousa, o promotor corregedor Antônio Hortêncio falou em nome da Corregedoria Geral da instituição. A última fala na abertura ficou por conta do secretário-geral Carlos Romero Lauria Paulo Neto, informando que a Secretaria Geral (Seger) vai trabalhar no apoio para que os projetos estratégicos se desenvolvam da melhor maneira possível. “Os projetos estratégicos nos aproxima mais da sociedade, por isso pedimos entusiasmo por parte de todos”.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB