Acessibilidade  |      

MPPB e MPAM firmam termo de cooperação técnica na área de tecnologia da informação

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) firmou com o Ministério Público do Amazonas (MPAM) um termo de cooperação técnica para compartilhamento de tecnologia, em especial três produtos paraibanos: o MP-Virtual, o Diário Oficial Eletrônico (DOE) e o Sistema de Recursos Humanos.

Os três sistemas foram desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) da instituição. O MP Virtual é um sistema de processos eletrônicos, que começou a ser implantado no Ministério Público da Paraíba em dezembro de 2012. O sistema é uma ferramenta que controla e faz o trâmite dos processos judiciais e extrajudiciais, facilitando a realização da atividade-fim.

O MP-Virtual permite importar dados processuais do Tribunal de Justiça, como a classe, o assunto, as partes, a Vara de origem, a partir do número do processo, facilitando o cadastramento. Além disso, o sistema permite o controle e backup das peças processuais.

Já o sistema de recursos humanos, além de integração com o Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPB, traz como vantagens a possibilidade de anotações funcionais automáticas ou semiautomáticas; a não necessidade de atualizar a titularidade ou lotações dos membros e servidores; e o fato de que os dados que estavam no sistema antigo (o SISRH) terem sido migrados para o novo sistema. Ele também também traz novas funcionalidades, como o cadastro de averbações de tempo de serviço e processos do MP-Virtual ativos do servidor.

 

Rio Grande do Norte

Em novembro de 2014, o MPPB também firmou um termo de cooperação com o MP do Rio Grande do Norte referente aos sistemas MP-Virtual e Diário Oficial Eletrônico. Em 2015, o MP foi visitado por integrantes dos Ministérios Públicos do Ceará e de Rondônia para conhecer o sistema.

O sistema do Ministério Público da Paraíba está servindo de modelo para todos os demais Ministérios Públicos do país. A recomendação foi feita em 2014 pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que considerou o sistema paraibano o melhor do Brasil.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb