Integrantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) estão em Brasília (DF) participando do '6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público', promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Nesta quarta-feira (4), eles também participaram do início da '3ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG), no Hotel Royal Tulip, na capital federal.
Este ano, o Congresso, que ocorre até esta sexta-feira (6), tem como temática 'Convergência Institucional: Foco no Cidadão e Transformação Social'. Já o FNG, ocorrido nesta quarta-feira, é realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), promovendo debate, estudo, discussão, harmonização, articulação e execução de boas práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público.
A comitiva paraibana em Brasília é composta pelo promotor de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda, secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB; e pelos servidores Alexsander Carvalho Silva (Assessoria de Imprensa – Assim), Uirá Alencar (Diretoria da Tecnologia da Informação – Ditec), Kálida Jeica (Recursos Humanos) e Marcus Vinícius (Diretoria Administrativa).
A solenidade de abertura do 'Fórum Nacional de Gestão' contou com as presenças dos conselheiros do CNMP Orlando Rochadel, Marcelo Ferra, Fábio George Cruz da Nóbrega, Leonardo Carvalho e Gustavo do Vale Rocha. Além deles, estiveram presentes o secretário-geral do CNMP, Blal Yassine Dalloul, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, os promotores de Justiça Paulo Ishikawa (MPMS) e Jairo Cruz Moreira (MPMG), e o subprocurador-geral de Justiça Rodney da Silva (MPGO).
O principal tema abordado na solenidade foi a importância do planejamento estratégico para o sucesso do Ministério Público. Coube ao presidente da CPE/CNMP, conselheiro Orlando Rochadel, fazer a abertura do evento. “Existe preconceito em relação ao planejamento estratégico. Nossa primeira luta é acabar com isso, pois planejamento estratégico não é perda de tempo. Todas as unidades do Ministério Público se planejam, mas o que ainda falta é técnica. O papel da CPE é desenvolver esse know-how”.
Ainda na tarde desta quarta-feira aconteceram as reuniões dos cinco comitês de políticas (Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e TI), a Reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS), a plenária com as deliberações finais e o encerramento do evento.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB