Instituições que abrigam idosos na Região do Cariri são visitadas por Comitê coordenado pelo MPPB
O Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idodos (Ilpis) concluiu na última quinta-feira (19) as visitas a unidades que abrigam idosos sediadas nas cidades de Serra Branca, Sumé e Monteiro, conforme calendário de visitas estabelecido pelo Comitê para cada ano.
Apesar das dificuldades enfrentadas por essas instituições, o Comitê tem constatado que, especificamente na Região do Cariri paraibano, as três instituições têm apresentado progressos visíveis em sua organização e no atendimento às populações idosas que abrigam.
Segundo o procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira, coordenador do Comitê, apenas a estrutura física da instituição São Vicente de Paulo, na cidade de Serra Branca (na foto), ainda preocupa o Comitê, uma vez que a existência de dormitórios num nível superior (correspondente a um primeiro andar) causa dificuldades para o deslocamento dos idosos. A notícia da existência de um terreno doado à instituição para a construção de uma instituição dentro dos moldes da legislação vigente possibilitará mudanças importantes para a população hoje existente no local.
Por outro lado, a instituição em Sumé tem apresentado melhorias em toda a sua estrutura a cada visita do Comitê. Já a instituição em Monteiro é considerada, hoje, como modelo em sua estrutura e organização administrativa. As três instituições da região estão, atualmente, apenas na fase de monitoramento, o que é realizado, também, anualmente.
O Comitê deverá encerrar suas atividades este ano de 2015 com a fiscalização na Região Metropolitana de João Pessoa, onde se localizam onze instituições, algumas em situações que vão, legalmente, exigir uma atuação mais exigente do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Nessa visita ao Cariri, participaram os Conselhos Regionais de Engenharia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de Farmácia, além do Corpo de Bombeiros e o Conselho Estadual do Idoso.