O Ministério Público da Paraíba (MPPB), ao lado do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e de instituições conveniadas, participa nesta segunda-feira (9) do 'Seminário de Penas Alternativas para as Instituições Receptoras de Prestadores de Serviços à Comunidade', promovido pela Defensoria Pública da Paraíba e realizado no Auditório Edgardo Ferreira Soares, localizado no andar térreo do edifício-sede do MPPB, em João Pessoa.
A abertura do evento contou com as presenças do secretário-geral do MPPB, promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto, e da promotora de Justiça Isamark Leite Fontes Arnaud, da Vara de Execução de Penas Alternativas da Comarca de João Pessoa, que explanou sobre a competência do Ministério Público no monitoramento do cumprimento das penas alternativas. O Seminário tem como tema a 'Responsabilidade Social das Instituições Receptoras na Prevenção e Reincidência Criminal'.
“Este Seminário trata-se de um evento importante no contexto das penas alternativas, como forma de ressocializar o homem, para que possa voltar a conviver no seio da sociedade”, destacou o secretário-geral João Arlindo, que representou o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, na mesa de abertura do evento. “A capacitação das instituições que recebem os reeducandos (apenados) que cumprem penas alternativas no eficaz acompanhamento e fiscalização de seu cumprimento de prestação de serviços à comunidade é de extrema importância”.
A Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) da Comarca de João Pessoa, instalada em julho de 2012, é a responsável pelo acompanhamento e fiscalização das penas restritivas de direitos, bem como da suspensão condicional da pena (sursis). Também cabe à Vepa a supervisão dos programas comunitários conveniados, para assegurar a regular e adequada aplicação das penas alternativas atribuídas aos reeducandos que cumprem penas restritivas de direito ou que estejam sujeitos à suspensão condicional da pena.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB