Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios revoga punição imposta à Torcida Jovem do Botafogo
A Torcida Jovem do Botafogo (TJB) da Paraíba já pode voltar a frequentar os estádios de futebol. Na manhã desta sexta-feira (3), a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, reunida em audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB), suspendeu a punição imposta à TJB no dia 8 de abril deste ano por atos de vandalismo e violência.
A organizada havia recebido a punição de banimento temporário (por seis meses) dos estádios brasileiros (de acordo com o Estatuto do Torcedor) depois que as redes sociais e a imprensa paraibana divulgaram imagens de torcedores do Botafogo com camisetas da TJB atacando uma família de torcedores do Linense, clube de futebol da cidade de Lins, interior paulista, que se encontrava em João Pessoa para uma disputa de uma partida válida pela Copa do Brasil.
O pedido de revogação da medida de suspensão da punição de seis meses foi apresentado na Comissão pelo advogado do Botafogo, Mateus Souto Maior Caldas Ribeiro, argumentando que os torcedores da agressão não eram cadastrados na organizada punida. Os argumentos foram acatados pela Comissão e a punição foi suspensa, com o compromisso da TJB repassar informações à Polícia Militar que identifiquem os agressores das imagens.
“Por unanimidade, os integrantes da Comissão entenderam que a organizada não poderia ser punida e sim os agressores identificados”, explicou o procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira, coordenador da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios. Também votaram pela suspensão o tenente-coronel-PM Lamark Victor Donato, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM); o capitão-PM Osmar Silva de Oliveira, integrante do 1º BPM; e Corjesu Paiva dos Santos, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).
Com cerca de 800 integrantes, a Torcida Jovem do Botafogo da Paraíba foi fundada em 23 de março de 1997 e sua sede fica localizada no Bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, capital paraibana.