MPPB inicia Planejamento Estratégico e disponibiliza formulário eletrônico para indicação de temas pelos membros
A primeira etapa do processo de elaboração do 'Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba (MPPB) – 2017-2021' teve início nesta quinta-feira (20). A partir desta data – e até o dia 31 de outubro –, os membros da instituição (procuradores e promotores de Justiça) já podem indicar temas que deverão ser considerados como de atuação prioritária pelo MPPB em 2017.
No período de 20 a 31 de outubro, está disponível na Extranet o formulário eletrônico para que todos os membros indiquem livremente temas, dentre as inúmeras atribuições ministeriais, que considerem prioritários para a instituição e que devam ser incluídos no 'Planejamento Estratégico do MPPB – 2017-2021 e no Plano Geral de Atuação (PGA) 2017 da instituição.
“O formulário estará disponível até o dia 31 de outubro e representa a primeira etapa do processo de elaboração do nosso Planejamento Estratégico”, reforça o promotor de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda, secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB, lembrando que na segunda etapa, que se desenvolverá nos meses de novembro e dezembro, serão realizadas as Consultas Públicas em 15 municípios do estado.
“Nessas consultas, os temas mais indicados pelos membros poderão ser também discutidos com os mais diversos segmentos da sociedade, atendendo-se às exigências da Resolução 147 editada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e publicada no dia 21 de junho deste ano”, explica o secretário da Seplag.
Durante o mês de janeiro de 2017, a Seplag realizará a terceira etapa, que será a análise e consolidação de todo o material colhido nas duas etapas anteriores. Já a quarta etapa consistirá em uma plenária a ser realizada no mês de fevereiro de 2017, quando serão convocados todos os membros da instituição para a validação e definição das temáticas prioritárias que comporão o Plano Geral de Atuação 2017 e o Planejamento Estratégico institucional.
Na quinta etapa, ainda em fevereiro, conforme a Seplag, haverá o realinhamento do Mapa Estratégico do MPPB, com o reposicionamento dos objetivos estratégicos, “atendendo-se ao que houver sido deliberado na etapa anterior com o seu lançamento oficial em seguida”, completa Clístenes Bezerra.
Assim que for lançado o Mapa Estratégico, terá início no mês de março de 2017 à sexta e última. “É a fase de elaboração dos projetos estratégicos direcionados ao cumprimento dos objetivos estabelecidos”, diz o secretário Cçistenes. “A partir do dia 3 de abril de 2017, tem início a execução desses projetos”.
“O processo de elaboração do planejamento ao se adequar a essa metodologia e cronograma”, explica o secretário, “além de atender à determinação do procurador-geral de Justiça para que ocorra da forma mais democrática, objetiva e otimizada possível, contempla os princípios da eficiência, resolutividade e publicidade que devem nortear a elaboração, o acompanhamento e a revisão dos planos estratégicos de todas as unidades ministeriais da federação”.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, com a disponibilização do formulário eletrônico para livre sugestão de temas prioritários pelos membros, dá-se início de uma forma aberta, direta, simples e democrática ao processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico, assentado em bases objetivas, sem burocracias e formalismos desnecessários. “Teremos um Planejamento Estratégico que culminará com a execução de projetos que atendam às reais necessidades e prioridades da sociedade. Com mais resolutividade e efetividade social”, define Bertrand Asfora.
Calendário das Consultas Públicas (segunda etapa)
# 8 de novembro: em Itabaiana;
# 10 de novembro: em Mamanguape;
# 16 de novembro: em Monteiro;
# 17 de novembro: em Aroeiras;
# 22 de novembro: em Sousa;
# 23 de novembro: em Cajazeiras;
# 24 de novembro: em Princesa Isabel;
# 29 de novembro: em Catolé do Rocha;
# 30 de novembro: em Pombal;
# 2 de dezembro: em Patos;
# 5 de dezembro: em Juazeirinho;
# 6 de dezembro: em Cuité;
# 7 de dezembro: em Campina Grande;
# 12 de dezembro: em Guarabira; e
# 13 de dezembro: em João Pessoa.