Representantes da região polarizada por Juazeirinho prestigiam evento do Ministério Público da Paraíba
O Auditório Municipal Oldílio Batista de Lima (Bola Sete), instalado na Escola Municipal Severino Marinheiro, em Juazeirinho (município localizado na Região da Borborema, a 190 quilômetros de João Pessoa), recebeu na tarde dessa segunda-feira (5) 82 representantes de vários segmentos das cidades de Santo André, Tenório e Juazeirinho, para participarem da décima consulta pública do Planejamento Estratégico 2017 do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O evento foi presidido pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e coordenado pelo promotor de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda, secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB. “Institucionalmente falando, não tem como empreender as ações do Ministério Público sem ouvir a população”, destacou Bertrand Asfora na abertura do evento, lembrando: “As realidades de cada município são diferentes, por isso a necessidade de ouvir o povo em várias partes do estado”.
Bertrand Asfora ainda ressaltou que, mesmo a população indicando as prioridades para as ações do Ministério Público em 2017, a instituição continuará atendendo a todas as demandas que chegarem às Promotorias de Justiça. “Mas priorizaremos com projetos e programas os temas escolhidos pelas cidades (...) Estamos num processo de democratização do Ministério Público e estamos aqui para ouvi-los e vamos honrar os votos das sociedades por onde estamos passando”.
E o procurador-geral de Justiça sentenciou em relação ao atual momento de crise política do país: “Sem democracia, não há como ter justiça, e sim justiçamento... Isso não é bom”. E continuou: “A urna para recolher o voto de vocês é o depósito democrático do Ministério Público da Paraíba e só se faz democracia respeitando-se a opinião alheia”.
O evento em Juazeirinho foi a décima de uma série de 17 consultas públicas programadas pela Seplag, que integram a segunda etapa do 'Planejamento Estratégico do MPPB – 2017-2021'. Nessas consultas, a Seplag convida os representantes de órgãos e entidades representativas das sociedades locais, que decidem quais os temas são prioritários para as suas regiões e que gostariam vê-los no Planejamento Estratégico do MPPB em 2017.
Ainda esta semana, mais outras duas consultas públicas do serão realizadas: em Cuité, nesta terça-feira (6); e em Campina Grande, na quarta-feira (7). Em Cuité, o evento será realizado no Tribunal do Júri, situado à Rua Samuel Furtado, s/n, no Centro. Em Campina Grande, a consulta está programada para o auditório do edifício-sede do MPPB em Campina Grande, localizado no Complexo Judiciário, à Rua Promotora Terezinha Lopes de Moura, s/n, no Bairro da Liberdade.
Além de Juazeirinho, já foram realizadas consultas públicas em Pombal (1º de dezembro), Princesa Isabel (30 de novembro), Patos (29 de novembro), Catolé do Rocha (24 de novembro), Cajazeiras (23 de novembro), Aroeiras (17 de novembro), Monteiro (16 de novembro), Mamanguape (10 de novembro) e Itabaiana (8 de novembro). Ainda para o mês de dezembro, estão programadas as consultas públicas em Guarabira (dia 12) e em João Pessoa (dia 13). As últimas três consultas só ocorrerão no início de 2017: dia 31 de janeiro em Sousa; dia 1º de fevereiro em Piancó; e dia 2 de fevereiro em Conceição.