Acessibilidade  |      

João Pessoa sedia a 1ª reunião ordinária de 2017 do GNDH

Foi aberta, na manhã desta quarta-feira (15), em João Pessoa, a primeira reunião ordinária de 2017 do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (GNDH/CNPG).

Membros dos Ministérios Públicos de todo o país estão reunidos para discutir, até sexta-feira (17), ações, experiências e estratégias para as áreas da saúde, educação, direitos humanos e sistema carcerário, meio ambiente e para proteger grupos mais vulneráveis às violações de direitos como crianças e adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

A solenidade de abertura foi feita pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba em exercício, Valberto Cosme de Lira, que também integra o GNDH. Também compuseram a mesa o ouvidor-geral o MPPB, Doriel Veloso; o procurador da República Rodolfo Alves Silva, representando o MPF-PB; o procurador do trabalho Eduardo Varandas, representando o MPT paraibano; Luciano Farias, representando o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba; o presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos e procurador-geral de Justiça de Sergipe, José Rony Silva Almeida; o secretário executivo do GNDH e procurador de Justiça do MP sergipano, Eduardo Barreto Dávila Fontes e os coordenadores das sete comissões do GNDH: Marco Aurélio Farias da Silva (MPPE); Andrea Teixeira Souza (MPES); Valéria Diez Scarance Fernandes (MPSP); Douglas Strachicini (MPMT); Cristina Seixas Graça (MPBA); Alexandre de Matos Guedes (MPMT) e Ariadne Clarissa Sartori (MPSC).

No discurso de abertura, Valberto Lira falou sobre a importância do GNDH e deu as boas-vindas aos participantes. “Quando engatinhávamos nas comissões de Direitos Humanos, nós vislumbrávamos uma atuação nacional do Ministério Público. Pontualmente, tínhamos ações de colegas e com o Grupo Nacional de Direitos Humanos conseguimos fazer a propagação de projetos e é isso que faz com que o Ministério Público seja um Ministério Público brasileiro, sem fronteiras em nossas ações. Quero dizer da felicidade de nós, que fazemos o Ministério Público da Paraíba, em receber os colegas e esperamos que todos façamos um bom trabalho”, disse.

O presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos, José Rony Almeida, destacou a crise econômica e social por que passa o país e a necessidade de ações ministeriais para garantir o cumprimento da lei. “O Brasil passa pela pior e maior crise social de sua história, com gravíssimos prejuízos à população. É nesse cenário que se agiganta a atuação de grupos como o GNDH. Aqui estamos para trabalhar em prol dessa sociedade”, falou.

O secretário-geral do MPPB, João Arlindo Côrrea Neto e outros membros do MP paraibano também prestigiaram o evento.

Após a solenidade de abertura, foram realizadas reuniões de integração entre os coordenadores das comissões, o secretário-executivo e a presidência do GNDH e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP). Em seguida, os participantes se dirigiram às salas para as reuniões das comissões, que ocorreram de forma simultânea.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb