Estudantes do Iesp participam de palestra de mobilização para o Hackfest 2017
Estudantes dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Sistemas para Internet da Faculdade Iesp participaram, nessa segunda-feira (17), da palestra de mobilização promovida pela organização da 3ª edição do 'HackFest Contra a Corrupção' do Ministério Público da Paraíba, que será realizado no período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultura, em João Pessoa. A palestra foi ministrada pelo superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) na Paraíba, Gabriel Wright, e pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande, Nazareno Andrade.
Gabriel Wright destacou que o objetivo do Hackfest é o enfrentamento à corrupção através do controle social com o uso de ferramentas tecnológicas. Ele informou que três entre quatro municípios que são auditados pela CGU apresentam irregularidades, por isso, é importante o controle social.
O professor Nazareno Andrade ressaltou a importância da criação de ferramentas para a população de forma a contribuir para a solução de problemas na gestão pública. Ele mostrou também alguns aplicativos que foram criados nas duas primeiras edições do Hackfest, como o ObrasGo e o Sherlock APP.
O 'HackFest Contra a Corrupção' trata-se de um evento tecnológico do Ministério Público da Paraíba com o propósito de se remeter ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social no país.
Dentre as parcerias do MPPB para a realização das edições do HackFest estão as universidades, a Controladoria Geral da União, a Controladoria Geral do Município de João Pessoa, a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), entre outros.
O evento é baseado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública e seus artefatos, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito etc. Os esforços são sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos.
Em 2016, o MPPB realizou, de forma pioneira, duas edições do ‘Hackfest Contra a Corrupção’. A primeira delas ocorreu em agosto, nas dependências da sede do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande. A segunda, no mês de outubro, foi realizada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.