As primeiras audiências de interrogatório por videoconferência, em processos da Vara de Entorpecentes da Comarca de Campina Grande, foram realizadas nessa quinta-feira (20). O ato inaugural, realizado nas dependências da Justiça Federal da Paraíba, no Fórum Nereu Santos, em Campina Grande, foi acompanhado pelos promotores de Justiça Ricardo José de Medeiros e Silva e Ana Guarabira de Lima Cabral, respectivamente, titulares da Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do Sistema Prisional e Direitos Humanos de João Pessoa e da 6ª Promotoria Criminal de Campina Grande.
O réu da primeira audiência encontra-se recolhido ao Presídio Federal de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul. A participação da Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do Sistema Prisional nas audiências por videoconferência em Campina Grande foi a convite da promotora Ana Guarabira.
“A promotora vislumbrou a importância do acompanhamento inaugural por nossa parte, no sentido de observar e assegurar as garantias dos interrogandos, sobretudo no que tange a pontos específicos como o acesso a canais telefônicos de comunicação entre o defensor presente no presídio distante (direito de entrevista prévia e reservada) e o advogado presente na sala de audiências do Fórum, bem como entre o defensor e o preso, e a quantidade mínima obrigatória de dois advogados (um com o réu no estabelecimento prisional e outro na sala de audiências da comarca na qual tramita o processo)”, explicou o promotor Ricardo José.
“É interessante, sobretudo para fins de fiscalização das garantias dos direitos humanos dos réus distantes, a observação, por parte da Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do Sistema Prisional, de tão recente procedimento de cunho tecnológico”, justificou a promotora Ana Guarabira. “Nossa intenção é de formar conhecimento e informar, no âmbito do Ministério Público, acerca de quaisquer precauções ou orientações que visem evitar, porventura, violação aos princípios da ampla defesa e da imediação nessas audiências”.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB