Nova subcorregedora-geral toma posse no Ministério Público da Paraíba
A procuradora de Justiça Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena tomou posse, na tarde desta quarta-feira (26), como subcorregedora-geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em substituição à procuradora de Justiça Marilene de Lima Campos de Carvalho. O ato de assinatura da posse foi presidido pelo 2º-subprocurador-geral de Justiça, Valberto Cosme de Lira, no gabinete da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa.
O secretário-geral do MPPB, João Arlindo Corrêa Neto, leu o ato de posse, que foi acompanhado pelo corregedor-geral da instituição, procurador de Justiça Luciano de Almeida Maracajá; pelo promotor de Justiça Amadeus Lopes Ferreira; e por assessores e familiares da procuradora Kátia Rejane. “Agradeço aos presentes, o que me honra muito neste momento de muita alegria”, disse a procuradora, fazendo um agradecimento especial ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, que se encontra em viagem institucional a Brasília: “Agradeço ao doutor Bertrand pelas oportunidades dadas a mim durante a sua administração”.
Lembrando que no mês de maio completará 36 anos de vida ministerial, a nova subcorregedora-geral também agradeceu à confiança pela escolha do seu nome por parte do corregedor Luciano Maracajá. “Tenha como certa, senhor corregedor, a minha dedicação a esta nova missão (…) E vejo o trabalho da Corregedoria como o de orientação aos colegas e não como órgão repressor”.
O secretário João Arlindo parabenizou a nova subcorregedora e ao procurador-corregedor pela escolha do nome de Kátia Rejane. “O corregedor Luciano Maracajá tem esta sensibilidade: a mulher humaniza a Corregedoria e a procuradora Kátia Rejane chega para somar e engrandecer a Corregedoria”. Já o promotor Amadeus Lopes destacou: “Desejo sucesso à procuradora nesta próxima missão”. “O procurador Luciano Maracajá sempre acerta nas suas escolhas (…) Que Deus proteja a colega Kátia nesta nova missão”, completou o procurador Valberto Lira.
O corregedor Luciano Maracajá lembrou do árduo trabalho da equipe de corregedores, destacando a natureza da Corregedoria: “Vivemos uma profunda solidão. O que nos anima é a certeza de que estamos fazendo o certo (…) Se não estivéssemos fazendo o certo, ninguém aceitaria o convite para ir para a Corregedoria”. Ressaltando a capacidade, a integridade e a honradez da nova subcorregedora, Luciano Maracajá discursou: “Seja bem-vinda. Sei que não irá somar, mas multiplicar o nosso trabalho”.
Além de Luciano Maracajá e Kátia Rejane, ainda integram a Corregedoria do MPPB os promotores corregedores Francisco Paula Ferreira Lavor, Herbert Vitório Serafim de Carvalho e Leonardo Pereira de Assis. A Corregedoria é um órgão de orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros da instituição, tendo entre suas atribuições a realização de inspeções e correições de interesse do Ministério Público, inclusive nas Procuradorias de Justiça.
Inspeções
Esta semana, a Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba já realizou inspeções na 4ª e na 6ª Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de João Pessoa; na 1º e na 2ª Promotoria de Justiça do Cidadão de João Pessoa; e no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon).